Temas polêmicos são levados à tribuna da câmara

por Catiane — publicado 31/08/2018 09h12, última modificação 08/11/2018 14h59
Vereadores ressaltam a importância do debate político e trazem considerações sobre eleições presidenciais, dia da visibilidade Lésbica e até restrição a fogos de artifício
Temas polêmicos são levados à tribuna da câmara

Fotos: Vladimir Barreto

Na tarde desta quinta (30), além de analisar e votar as proposituras da ordem dia, os parlamentares do Poder Legislativo de Caruaru - que fizeram o uso da tribuna -aproveitaram a oportunidade para discorrer sobre assuntos que foram destaque na mídia nacional essa semana. Como a grande reverberação acerca da entrevista de um  presidenciável ao Jornal Nacional (Rede Globo) e a data dedicada às lutas da causa lésbica, o dia 29 de agosto.

Os edis chamaram a atenção não só para a relevância dos debates, como a necessidade de um posicionamento mais imparcial e respeitoso quando se trata da diversidade e direitos que deveriam ser garantidos a todos.

O momento ainda contou com a defesa do projeto para proibir o uso de fogos de artifício com estampido nas proximidades da Gerência de Proteção dos Animais no Município de Caruaru.

Fagner Fernandes
O edil lembra que a campanha para vacinação contra a raiva era para ter acontecido nesse mês de agosto e salientou a importância irrefutável de um Projeto que cobre a responsabilidade do governo do Estado de encabeçar essa campanha. Embasou a relevância do tema trazido, citando os casos comprovados de animais com raiva no bairro Rendeiras, no ano passado. E que apesar de em 2016, o governo ter sido negligente e não fornecido as vacinas - o sucesso dos trabalhos contra a raiva, já no ano de 2017, demonstra o interesse e preocupação da população. Pois o número estimado de imunizações foi superado no referido período.

Fagner aproveitou ainda para defender o seu projeto que aguarda parecer das comissões e trata da proibição do uso de fogos de artifício com estampido nas proximidades da Gerência de Proteção dos Animais. O parlamentar justifica sua propositura no fato de que a queima de fogos de artifício causa traumas irreversíveis aos animais e na constatação de dezenas de mortes por enforcamentos em coleiras, fugas desesperadas, quedas de janelas, automutilação, distúrbios digestivos, que acontecem devido à grande sensibilidade auditiva dos animais ao barulho excessivo, fatos que tendem a se agravar em datas festivas, quando a queima de fogos é intensificada.

Daniel Finizola
Em alusão ao dia Nacional da visibilidade Lésbica, o parlamentar elucidou as dificuldades enfrentadas diariamente pelas mulheres numa sociedade considerada machista e patriarcal – em suas palavras. Dificuldades essas agravadas, quando se trata da parcela do grupo feminino que possui uma orientação sexual diferente e que trava constantes lutas para tornar-se visível ao poder público: não mais preteridas, mas amparadas em seus direitos. E conclui afirmando não fazer apologias, mas que simplesmente defende a liberdade de amar de cada indivíduo, destacando que orientação sexual é particular.

Marcelo Gomes
O vereador comemora a reabertura do Hospital São Sebastião, fechado desde 2004. E destaca que a vitória advém da luta de muita gente. Desde o engajamento de muitos políticos pela causa – como seu próprio pai (quando secretário da pasta), passando pelos diversos profissionais da saúde. Menciona o pai do vereador Daniel Finizola, que foi diretor do referido hospital e ainda cita o embate do vereador Tafarel para o resgate do hospital que servirá de retaguarda para o Regional. E convida a todos os presentes e comunidade caruaruense para o esperado evento que ocorre na sexta-feira (31).

Amparado no discurso de Finizola, Marcelo traz ainda a sua preocupação com a eleição presidencial de 2018. Diz temer rupturas a depender do resultado das urnas. E continuou seu discurso afirmando ser católico, mas não pode permitir que - por suas convicções - pessoas com opção sexual diferente da sua sejam desprovidas de direitos. E alertou que muitos não se interessam por política, não só a eleitoral, mas institucional, algo que considera perigoso para a sociedade.

A reunião completa pode ser assistida através do perfil social da Câmara no facebook e ainda: todos os requerimentos da ordem do dia podem ser acessados pelo site: http://sapl.caruaru.pe.leg.br, através do link: http://sapl.caruaru.pe.leg.br/sessao/pauta-sessao/184