Solenidade do Poder Legislativo homenageia os 165 anos de Caruaru

por Comunicação — publicado 19/05/2022 08h53, última modificação 19/05/2022 08h53
Solenidade do Poder Legislativo homenageia os 165 anos de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores de Caruaru homenageou o aniversário de 165 anos do município, em reunião solene na quarta-feira (18). No evento, foram concedidas ao excelentíssimo prefeito Rodrigo Pinheiro e à ex-prefeita Raquel Lyra a Medalha de Honra ao Mérito 18 de maio, com proposições dos vereadores Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE) e Bruno Lambreta (PSDB), respectivamente. Ainda na festividade foi entregue uma estátua em homenagem ao compositor Onildo Almeida, que ficará no hall de entrada da sede do Poder Legislativo. Vereadores, autoridades e representantes da sociedade estiveram presentes e prestigiaram o momento, como o ex-governador de PE, João Lyra Neto, e o presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior.

Ao abrir os discursos do evento, Quintino elogiou as qualidades intelectuais e a capacidade de trabalho e de diálogo interpessoal do prefeito Rodrigo Pinheiro. "Prefeito Rodrigo, parabéns pela conquista de hoje. Nossa cidade carece de seu olhar e o Legislativo está aqui, para ficar ao seu lado, do lado da população e construirmos uma Caruaru cada vez melhor", disse o parlamentar. Pinheiro agradeceu pela homenagem e pela presença de todos. "Encerramos um dia de muitas festividades e entregas de serviços e aparelhos públicos à população. Nossa cidade é modelo para o Nordeste, para o Brasil e, com nossa união, cresceremos cada vez mais", concluiu o prefeito.

Lambreta enalteceu o especial momento de reencontro pós-pandemia e afirmou a importância da medalha que gratifica todos aqueles que contribuíram grandemente com o desenvolvimento da cidade de Caruaru. Lembrou da participação de Raquel Lyra e de seu trabalho, enquanto procuradora estadual, deputada e prefeita. "Após consulta, fiquei surpreso de constatar que Raquel ainda não havia recebido essa homenagem e ao mesmo tempo feliz por nossa legislatura poder concedê-la", disse o Presidente da Casa Legislativa. Na tribuna, Lyra teceu agradecimentos pela concessão da comenda recebida e a todos que participaram na construção de sua vida pública e declarou o comprometimento de levar sempre o nome de Caruaru a todo lugar.

A jornalista Risoni Santos fez um discurso onde apresentou uma biografia sobre o compositor Onildo Almeida. Relembrou a imensa participação do ilustre caruaruense no cenário musical brasileiro, que teve músicas gravadas por Gilberto Gil, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, entre outros e de sua obra mais famosa, "A Feira de Caruaru", imortalizada na voz de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Com saudosismo e emocionado, Onildo rememorou casos e experiências de sua longa trajetória como compositor e agradeceu pela homenagem recebida.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).