Situação da Vila de Itaúna foi destaque no Poder Legislativo

por Fernanda Lira — publicado 07/12/2023 22h35, última modificação 07/12/2023 22h31
Colaboradores: Risoni Santos
Situação da Vila de Itaúna foi destaque no Poder Legislativo

Vladimir Barreto

Nesta quinta-feira (7), o meio ambiente e a situação da Vila de Itaúna foram assuntos destacados pelos parlamentares. Além disso, a mobilidade urbana e os direitos dos agentes comunitários de saúde também foram discutidos na Câmara Municipal de Caruaru.

Filipe José (PTB) apresentou um ofício encaminhado à Secretaria de Saúde do município, a fim de permitir que esta data, 7 de dezembro, dia municipal do agente comunitário de saúde, contemple os profissionais com uma folga no trabalho. O parlamentar também falou sobre incentivos financeiros previstos para esta área da saúde na lei nacional 11.350/2006, o que o levou a apresentar um projeto de lei para que estes valores sejam destinados ao salário dos agentes.

Perpétua Dantas (PV) destacou que a data contempla também o dia nacional da assistência social, um campo que abrange os diferentes públicos, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e em situação de rua, a fim de reduzir vulnerabilidades sociais.

Sobre a Vila de Itaúna

Leonardo Chaves (PSDB) destacou as dificuldades da comunidade, como a falta de creches e atendimentos a necessidades básicas, devido à localização distante do centro da cidade e ao baixo investimento do Poder Executivo. Perpétua enfatizou que a ausência de creches impede a inserção de mulheres no mercado de trabalho.

Meio Ambiente

Anderson Correia (PP) apresentou uma emenda à Lei Orgânica, com a finalidade de trazer mais recursos para as questões ambientais na cidade, além disso, pediu também a criação de um inventário de árvores para que existam cuidados efetivos destes bens importantes, que melhoram a qualidade de vida dos caruaruenses.

O professor Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE) e Fagner Fernandes (PDT) criticaram a ausência de uma secretaria do meio ambiente em Caruaru.

Mobilidade Urbana

Val Lima (União Brasil) comentou o congestionamento no trânsito em partes centrais da cidade e as constantes reclamações que tem recebido a respeito de multas aplicadas em veículos que ultrapassam o sinal vermelho durante a madrugada. As críticas acontecem devido a situação de risco a qual motoristas ficam expostos no horário em que a cidade fica vazia e mais escura.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.