Situação da saúde em Caruaru é o tema mais discutido na sessão plenária desta quinta-feira (28)

por hebertoncesar — publicado 29/01/2021 00h00, última modificação 29/01/2021 11h43

Fotos: Vladimir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio realizou nesta quinta-feira (28), a última sessão plenária virtual do mês de janeiro. Foram votadas 77 proposituras, entre indicações, requerimentos e projetos de lei. Além disso, também foram apresentadas 97 proposituras. A saúde foi o tema mais discutido pelos vereadores durante a sessão virtual.

O vereador Mano do Som (DEM), em seu discurso, criticou o Governo do Estado pela demora na conclusão das obras do Hospital da Mulher. “Já se passaram seis anos e as obras desse hospital não foram concluídas. Foram mais de R$ 146 milhões gastos na unidade. As mulheres necessitam ir à capital Recife para realizar tratamento”, comentou o parlamentar que ainda destacou os benefícios da construção da unidade de saúde.” Quando o hospital estiver concluído, contará com 157 leitos, sendo 44 para o pós-parto, 30 de auto risco, 30 para gestante, 11 para adultos, 20 para uti neonatal, 15 para bebês prematuros e sete salas de recuperação pós-anestesia”, ressalta.

Os vereadores Izaac da Saúde (CIDA), Filipe José (PTB) e Ranilson Enfermeiro (PSDB) enfatizaram a necessidade de ouvir o Secretário de Saúde do Estado André Longo para discutir a situação da saúde no município, principalmente sobre a conclusão das obras no Hospital da Mulher. “Os pacientes passam três dias esperando atendimento. Muitas vezes o município precisa fazer o trabalho do Estado. Todos os dias recebemos demandas de transferência dos hospitais Regional do Agreste, Mestre Vitalino ou até mesmo se deslocar à capital o Recife”, criticou Izaac da Saúde.

O vereador Leonardo Chaves (PSDB), em seu tempo de fala, mencionou a expansão do plano de vacinação contra Covid-19 para zona rural. ”Existem localidades como Itaúna, que são 45 km de distância até o posto de saúde da cidade. Seria um desgaste considerável para os idosos. Na zona rural existem unidades de saúde e praças disponíveis para logística do plano de imunização”, completou. Diante da colocação do membro da Casa, outros vereadores também reforçaram a preocupação, dentre eles: Lula Torres (PSDB), Mano do Som (DEM), Felipe José (PTB).

A vereadora Aline Nascimento (CIDA) destacou o projeto de lei de sua autoria que visa incluir o ovo “in natura” desidratado e seus derivados no cardápio da merenda escolar da rede pública municipal de Caruaru. “Sabemos que é uma proteína importante para a memória’’, frisou. A parlamentar considera que o alimento deve ser incorporado ao cardápio da merenda escolar diária ou semanalmente mediante orientação nutricional a cada criança.

Ainda na sessão virtual, o parlamentar Leonardo Chaves (PSDB) lembrou do aniversário do artista Manoel Eudócio, que se estivesse vivo completaria 90 anos.

Siga acompanhando as sessões da Câmara, que são transmitidas pelo canal 22.2 da sua televisão. Para mais informações sobre o Poder Legislativo de Caruaru, acesse http://sapl.caruaru.pe.leg.br/.

registrado em: ,