Setembro Amarelo, Hospital da Mulher e luta da enfermagem marcam sessão ordinária desta terça (5)

por LaisGuedes — publicado 05/09/2023 21h50, última modificação 05/09/2023 21h50
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

A saúde mental, o pagamento do piso da enfermagem e novos equipamentos de saúde foram pautas da sessão ordinária de hoje (5) no Poder Legislativo de Caruaru. Perpétua Dantas (PV) destacou a campanha nacional Setembro Amarelo, que visa a prevenção ao suicídio. A vereadora citou números e casos alarmantes sobre os problemas de saúde mental no Brasil, além de cobrar por melhorias na atenção básica e políticas de prevenção municipais.

A Mesa Diretora também aprovou propostas de autoria do Poder Executivo para serem tramitadas em regime de urgência. Dentre estes, está o PL nº 9651/2023, que autoriza o uso das verbas do Governo Federal para o pagamento do piso salarial da enfermagem no município. Em seu discurso, o vereador Nelson Diniz (CIDA) falou sobre a importância desta conquista para a categoria.

O vereador Mano do Som (União) falou sobre a entrega do Hospital da Mulher do Agreste, prometida pela governadora Raquel Lyra para dezembro de 2023. Mano confirmou que as obras se intensificaram e falou sobre a relevância desta unidade para a população do interior do estado.

Faculdade Anhanguera recebe votos de aplausos

A Faculdade Anhanguera recebeu votos de aplausos na Câmara Municipal pela sua atuação em prol da educação de Caruaru. O propositor da homenagem, vereador Mano do Som, destacou a importância dos serviços prestados pela instituição. A diretora Janaína Bervian destacou que o principal objetivo da Anhanguera é proporcionar educação para pessoas que não têm acesso ao ensino presencial. Além de agradecer pela homenagem, ela falou sobre as ações de atendimento em nutrição e fisioterapia destinadas à população carente e o oferecimento dos cursos de graduação na Penitenciária Juiz Plácido de Souza.

Novas leis

Os parlamentares aprovaram diversas proposituras que tratam sobre políticas de conscientização, direito animal e segurança pública. Dentre elas, estão a proibição da contratação, por parte do poder público municipal, de condenados por crimes de violência sexual contra crianças e adolescentes, propositura de Mano do Som (União), além da criação do “Dia sem Carro”, proposta do vereador Professor Jorge Quintino (SD).

Outras leis aprovadas tratam sobre a classificação de atos de omissão como maus-tratos aos animais, do vereador Anderson Correia (PP), a regulamentação da atividade dos protetores animais e a criação da Semana de Conscientização sobre a relação entre os maus-tratos aos animais e a violência doméstica (Teoria do Elo), do vereador Fagner Fernandes (PDT). Nesta tarde, os vereadores também parabenizaram a vereadora Aline Nascimento (CIDA) pelo nascimento do filho José Ailton Neto.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira  também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.