Sessão desta terça-feira (30) aborda auxílio emergencial aos artistas caruaruenses e compra de alimentos da agricultura familiar

por liviafportela — publicado 31/03/2021 09h00, última modificação 31/03/2021 09h28
Colaboradores: Heberton Martins

Foto: Vladimir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio realizou, na tarde desta terça-feira (30), mais uma sessão plenária virtual. Foram votadas 111 proposituras, entre indicações, requerimentos e projetos de lei. Além disso, também foram apresentadas 63 proposituras.

Cabo Cardoso (PP) cobrou melhores condições aos técnicos de enfermagem. “Eles estão querendo fazer uma parada de advertência, com intuito de alertar ao Poder Executivo sobre a necessidade do aumento do número de máscaras, sobretudo as N95. São pessoas que estão lidando diretamente na linha de frente no combate a pandemia e não podem ficar desguarnecidas”, ressaltou.

Lula Torres (PSDB) sugeriu usar parte do fundo, que será usado na construção de uma nova sede da Câmara, para criar um auxílio aos artistas caruaruenses. “A ideia é destinar R$ 1 milhão deste recurso e somar com o dinheiro oriundo da indústria da bebida, durante o prazo de seis meses. A prefeitura pretende doar cerca R$ 2 milhões. O valor do auxílio seria de R$ 2 a 3 mil”, explicou.

Perpétua Dantas (PSDB) pediu a implantação de um memorial em homenagem à atriz Prazeres Barbosa. “É uma pessoa que tem uma importância cultural gigantesca em nosso país com participação em peças de teatro, cinema e novelas. Precisamos homenagear as pessoas em vida, e Prazeres é patrimônio da cidade, sendo diversas vezes premiadas”, destacou.

Ela também apresentou o projeto de lei, de sua autoria, que visa instituir o Fórum Municipal de Esporte e Lazer. “Isso vai possibilitar a ampliação do canal de diálogo para os profissionais e professores de educação física, atletas, paratletas, estudantes, praticantes e incentivadores de quaisquer práticas esportivas ou de lazer de destaque no âmbito municipal”, justificou.

Fagner Fernandes (PDT) detalhou seu projeto de lei, que obriga os condomínios residenciais e comerciais a comunicar aos órgãos de segurança e aos demais órgãos responsáveis a ocorrência de casos de maus tratos a animais.

Ele também questionou o Poder Executivo sobre o pagamento do cartão alimentação aos alunos da rede municipal. “A prefeitura lançou o edital para licitação no dia 1 de abril. Não fizeram a parcela de fevereiro e março e, provavelmente, será mais um mês perdido, em virtude de todos os trâmites do processo de licitação. Este edital só vai durar no período de três meses. Se houver mais atrasos, as crianças vão ficar sem auxílio”, criticou.

Aline Nascimento (Cidadania) expôs a reunião realizada com o secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, que propôs a criação de novos cursos à cidade. “O primeiro é relacionado à área rural, no qual visa criar a Feira da Agricultura Familiar. O segundo oferece a capacitação dos jovens para o desenvolvimento de softwares. O mercado oferece oportunidades, mas nem sempre existem pessoas capacitadas”, detalhou.

A parlamentar também cobrou a limpeza do canal que dá acesso a Vila do Juá, em virtude das fortes chuvas que caíram na localidade.

Jorge Quintino (PTB) solicitou ao Poder Executivo a viabilização de um projeto de lei para compra de alimentos da agricultura familiar. “São mais de 6 mil famílias inscritas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O projeto tem o objetivo de oferecer a modernização da produção e melhoria do escoamento dos produtos com o incentivo à aquisição e compras realizadas pela prefeitura. Além de promover o consumo de alimentos saudáveis, sustentáveis e que valorizem a cultura alimentar local”, explanou.

Siga acompanhando as atividades da Câmara, que também são transmitidas pelo canal 22.2 da sua televisão e pelo Facebook. Para mais informações sobre, acesse http://sapl.caruaru.pe.leg.br/

registrado em: ,