Sessão desta terça-feira (06), soluções para problemas causados pela COVID são destaque

por Lívia Portela — publicado 07/04/2021 12h20, última modificação 07/04/2021 12h44
Colaboradores: Heberton Martins
Sessão desta terça-feira (06), soluções para problemas causados pela COVID são destaque

Foto: Vladimir Barreto

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio realizou, na tarde desta terça-feira (06), mais uma sessão plenária virtual. Foram votadas 3 proposituras, entre indicações, requerimentos e projetos de lei. Além disso, também foram apresentadas 60 proposituras.


Carlinhos da Ceaca (MDB) externou a precariedade da Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca). “A entrada do espaço sofre com a ausência de calçamento, que prejudica aqueles que transitam pelo local. Os comerciantes do lugar cobram por maiores iniciativas junto a instituição”, lamentou.


Val Lima (PSL) também demonstrou preocupação com o local. Ele cobrou melhorias na Feira do Gado e Feira da Sulanca. “A Feira de Gado já foi considerada a maior de Pernambuco, mas hoje está atrás de vários municípios de médio porte do estado. Antigamente, todos os currais, inclusive os de entrada eram lotados. Hoje, não existe mais. A Feira de Caruaru também perdeu poder de compra, se comparado a outras cidades, como Toritama e Santa Cruz do Capibaribe. Acredito que o caminho é a construção de um novo espaço, sem o apoio do setor empresarial”, ressaltou.
Anderson Correia (PP) apresentou dois projetos de lei. O primeiro que dispõe sobre a criação do banco de sangue veterinário para cães e gatos. O segundo, pretende proibir a realização de corridas competitivas, atividades extenuantes e ações similares que promovam a exploração e os maus tratos a cães, independentemente da raça e da linhagem canina.


Aline Nascimento (Cidadania) apresentou requerimento que propõe a criação de um Centro de Reabilitação pós-Covid. Segundo a parlamentar, os danos trazidos pelo vírus só serão notados ao longo dos anos. "É importante a formação de uma equipe de reabilitação. O indivíduo confinado ao leito sofre uma degeneração muscular muito grande. Daí a implantação da fisioterapia motora e muscular para auxiliar esse público", apontou.


Fagner Fernandes (PDT) reivindicou a criação de uma comissão suprapartidária para averiguação da situação das unidades de saúde do município, destinadas ao atendimento e tratamento de pacientes com Covid-19, principalmente no Hospital Manoel Afonso. "O objetivo é investigar um caso que ocorreu nesta unidade, onde estava internado um paciente a espera de um leito de UTI. O objetivo também é averiguar a suposta ausência de plantonistas em determinados dias”, reiterou.


Por último, Fagner Fernandes (PDT) Anderson Correia (PP), Aline Nascimento (Cidadania), Lula Tôrres (PSDB), Perpétua Dantas (PSDB), Filipe José (PTB), Irmão Ronaldo (PROS), Maurício Caruaru (Podemos) e Mano do Som (DEM) enviaram votos de pesar pelo falecimento da ex-presidente da Fundação de Cultura de Caruaru Lúcia Lima, vítima da Covid-19.

registrado em: ,