Sessão atípica: parlamentares são presenteados com livro que aborda o descaso com o Rio Ipojuca

por Comunicação — publicado 17/11/2022 23h38, última modificação 17/11/2022 23h38
Sessão atípica: parlamentares são presenteados com livro que aborda o descaso com o Rio Ipojuca

Foto: Vladimir Barreto

 

O escritor Carlos Paiva presenteou as vereadoras e vereadores, na sessão ordinária da quinta-feira (17), com o seu livro “O rio, a cidade, o tempo, o mundo”, lançado em maio deste ano e editado pelo historiador Walmiré Dimeron. Na tribuna da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, o autor falou sobre temas destacados em suas poesias, como a situação precária do Rio Ipojuca e os dejetos humanos e industriais descartados nele. A publicação também aborda questões ligadas a feira de caruaru, o Parque de Serra dos Cavalos e os mestres do barro do Alto do Moura. Os parlamentares agradeceram ao escritor pela obra e ressaltaram a importância dos temas apontados por ele. 

Na ocasião, as vereadoras e vereadores aprovaram 45 matérias da ordem do dia, entre requerimentos, indicações e projetos de decreto legislativo e discutiram temas que contemplam infraestrutura e esportes no município.

O Cabo Cardoso (PP) afirmou que esteve, junto a representantes comunitários do Loteamento Amilson Afonso, na Compesa, para tratar da falta de uma rede de distribuição de água na localidade. De acordo com o vereador, na visita, ele os moradores foram informados, pelo gerente regional, Denis Mendes, que os trâmites burocráticos já estão bem encaminhados e em breve a população local terá água encanada. 

Ainda na tribuna, o edil relatou a falta de saneamento básico no Amilson Afonso, sugerindo a necessidade de um estudo topográfico para que a situação seja solucionada o mais breve possível, visto que para além da falta de saneamento, a população ainda sofre com descarte de dejetos, provenientes do condomínio Quintas da Colina. Cardoso disse que o Ministério Público já foi acionado, mas vai pedir para sua equipe jurídica provocar a instituição novamente.

A vereadora Kátia (Republicanos) disse que ruas dos bairros Rendeiras e Nova Caruaru sofreram com as fortes chuvas das últimas semanas e se encontram esburacadas. Ela fez um apelo à secretaria de obras do município para que seja feita a manutenção das vias o mais breve possível. 

Com relação ao tema esportes, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), relatou que foi provocado pelas diretorias do Central, Caruaru City e do Clube Atlético do Porto para que seja criado um programa visando subsidiar ingressos para as partidas do três clubes, que disputarão a primeira divisão do futebol pernambucano, mediante a troca de notas fiscais do Imposto Sobre Serviços (ISS). O presidente afirmou que vai enviar, através de requerimento, a solicitação para que o Poder Executivo envie um projeto de lei que contemple a iniciativa, a ser avaliada e votada pelo Legislativo.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). https://sapl.caruaru.pe.leg.br/