Segurança, políticas para mulheres e cobertura dos Correios: confira destaques do Legislativo de Caruaru

por LaisGuedes — publicado 08/08/2023 21h45, última modificação 08/08/2023 21h45
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

Nesta terça-feira (8), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, os parlamentares repercutiram a audiência pública ocorrida na última sexta-feira (4), que tratou da cobertura dos Correios e de problemas com a regularização de ruas.

O propositor da audiência, vereador Fagner Fernandes (PDT), considerou a reunião produtiva para a resolução dos problemas. Fernandes enviou um projeto de lei que visa tornar a colocação de placas com os nomes das ruas responsabilidade das construtoras dos loteamentos. O vereador Mano do Som (União) também registrou a importância da audiência, além de apontar para outras questões como a quantidade de ruas com mais de uma denominação.

Políticas para Mulheres

Dentre os seus destaques, a vereadora Perpétua Dantas (PV) comemorou a campanha de divulgação das leis municipais de direitos das mulheres que está sendo realizada pela Prefeitura de Caruaru. Perpétua também realizou um voto de aplausos às doulas do grupo Renascer Doula Caruaru, em alusão a campanha Agosto Dourado de incentivo à amamentação. Além disso, a parlamentar realizou um requerimento à Secretaria de Políticas para Mulheres solicitando a retomada do prêmio “Mulheres que Fazem a Diferença”.

Segurança Pública

A vereadora Mery da Saúde (PSD) chamou atenção para a segurança na zona rural de Caruaru, em especial no sítio Lagoa Salgada, onde, segundo ela, casos de assalto e violência são frequentes. Mery solicitou a realização de rondas policiais na área.

Ainda sobre o tema, Nelson Diniz (CIDA) defendeu a descentralização dos postos policiais, enquanto o vereador Val Lima (União) falou sobre a importância da relação entre os agentes de segurança e os moradores. Já o vereador Carlinhos da Ceaca (MDB) disse que os parlamentares devem marcar uma audiência com o Governo Estadual para tratar da segurança em Caruaru.

Construção da Nova Sede

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), discursou sobre o andamento da construção da nova sede do Poder Legislativo. Lambreta registrou que o fundo especial destinado à obra já conta com cerca de R$ 3,750 milhões; o vereador pediu a colaboração dos edis para conseguir mais emendas junto aos deputados e senadores, a fim de concluir a nova Casa. O prazo mínimo para entrega do prédio é dezembro de 2024.

Saúde

Ranilson Enfermeiro (PSDB) utilizou a tribuna para denunciar a situação da saúde pública a nível estadual. O vereador relatou a demora de anos para que os pacientes sejam atendidos, a dificuldade nas transferências e a falta de material nos hospitais, alegando má administração da pasta. Em um aparte, Bruno Lambreta (PSDB) falou sobre as dificuldades no tratamento de radioterapia oferecido pelo Hospital Santa Águeda.

Mobilidade Humana

O vereador Anderson Correia (PP) voltou a defender a criação de uma comissão de Mobilidade Humana no Poder Legislativo de Caruaru. Além disso, Correia também destacou a recriação do ponto de desembarque de passageiros na Rua Quinze de Novembro.

A sessão também foi marcada pelo debate entre os vereadores Nelson Diniz (CIDA), Leonardo Chaves (PSDB), Galego de Lajes (MDB) e Val Lima (União) acerca da abertura de uma creche em Cachoeira Seca. Wagner do Santa Rosa (Republicanos) solicitou à Mesa Diretora um posicionamento acerca da possível quebra de decoro parlamentar por parte da vereadora Kátia da Rendeiras, que se encontra afastada do mandato.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira  também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.