Savinho será cidadão de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 03/11/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h51

O forrozeiro Savinho do Acordeon será o mais novo cidadão de Caruaru. A homenagem, de autoria do vereador Jaelcio Tenório (PRB), será entregue no próximo dia 13 (sexta-feira), às 20h. O músico, cujo nome é Domingos Sávio Vieira de Mendonça, nasceu em Fazenda Nova, distrito de Brejo da Madre de Deus, em 10 de abril de 1962 e iniciou sua carreira aos 17 anos, com a banda Forró da Pesada. “Meu grande incentivador foi Dominguinhos, homem de uma personalidade sem igual. Vivi ao lado dele desde a década de 80 até os seus últimos dias de vida”, diz o sanfoneiro, que foi cunhado do grande músico, falecido em 2013.

Eclético, Savinho do Acordeon tem sido presença garantida nos principais eventos juninos do país e já se apresentou em países como o Canadá, Estados Unidos, Espanha, Itália, Áustria, Alemanha, França, Suíça e Austrália. Foi vencedor do Prêmio Sharp de Música, em 1993, na categoria Melhor Compositor Regional pelo álbum “Balança Sanfoneiro”, com a participação de Dominguinhos e Elba Ramalho.

A concessão do título de cidadania caruaruense ao músico e compositor brejense foi solicitada através do Projeto de Decreto Legislativo nº 844/2015, apresentado e aprovado por unanimidade na 49ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária, realizada no dia 17 de setembro. “Savinho do Acordeon está fazendo 40 anos de música, é filho de Brejo da Madre de Deus mas convive com Caruaru todos os dias, canta nos forrós de Caruaru, no São João de Caruaru, e nada melhor que poder homenagear Savinho do Acordeon”, destacou o autor da propositura, vereador Jaelcio Tenório.

Foto: Divulgação/Sala de Reboco