Rosimery quer atendimento do Detran para deficientes em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 21/05/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h49

A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) vai apresentar uma indicação, na reunião pública da Câmara Municipal de Caruaru desta quinta-feira (21), direcionada ao governo do Estado, com cópia para o diretor-presidente do Detran/PE, Humberto Moura Cavalcanti, para que o Estado “viabilize a implantação do serviço de aquisição de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) para pessoas com deficiência, juntamente com equipe médica, dentre outros meios necessários para a realização do serviço em Caruaru”.

A vereadora destaca que a indicação é motivada pelo fato de os deficientes do interior terem que se deslocar até o Recife para que possam solicitar a emissão de sua carteira de habilitação. “No município de Caruaru não tem a junta médica necessária para realizar os exames exigidos, mas quem não tem transporte próprio enfrenta um sofrimento muito grande com esse deslocamento, por isso é de extrema necessidade a descentralização do serviço para o interior do Estado, principalmente para a cidade de Caruaru, que é a maior do interior e a principal do Agreste”, justifica Rosimery, que é cadeirante e também teve que ir à capital para conseguir sua habilitação.

Ainda nesse foco, a vereadora adianta que vai apresentar um projeto de lei para que os centros de formação de condutores – os CFCs, sediados no município de Caruaru, sejam obrigados a adaptarem veículos para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. “A inexistência de carros adaptados nos centros de formação de condutores da cidade é um obstáculo para as pessoas com deficiências físicas interessadas em obter a Carteira Nacional de Habilitação. Hoje, os candidatos a motoristas nessas condições precisam adquirir o veículo adaptado para poder cursar as aulas práticas e a maioria não tem condições para isso”, aponta Rosimery.

De acordo com o IBGE (2010), existem em Caruaru 7.022 pessoas com deficiência motora.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara