Reunião pública terá votação de 71 proposituras

por Victor Vargas — publicado 07/02/2017 00h00, última modificação 08/11/2018 14h52

Nesta terça-feira (07), às 20h, a Câmara Municipal de Caruaru realiza a sua segunda reunião pública ordinária da primeira sessão legislativa desta 17ª legislatura. Em pauta, a apresentação e votação de 71 proposituras – 70 requerimentos e uma indicação, esta do vereador Sérgio Siqueira (PTdoB), direcionada ao governo do Estado, solicitando campanha de vacinação contra a Febre Amarela.

A maioria dos requerimentos refere-se a obras de infraestrutura, principalmente construção de creche e saneamento e calçamento. Entre os destaques, os requerimentos do vereador Lula Tôrres (PDT), presidente da Câmara, para pavimentação da estrada de acesso à Vila Peladas, continuação das obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil e intensificação da segurança na Vila, além da pavimentação das vias públicas do Bairro São Francisco. Já o vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) solicita posto de saúde e implantação de posto policial na Praça Dom Vital, ambos no Bairro Divinópolis, sinalização e iluminação no viaduto de acesso aos bairros Boa Vista I e II.

Por sua vez, o vereador Leonardo Chaves (PDT) reivindica asfalto nas estradas de Jacaré de Gonçalves Ferreira, Serra Velha e Malhada de Pedra, calçamento e demais obras de urbanização na faixa de passeio do açude, com varandas de proteção e saneamento, no Povoado de Malhada de Pedra; calçamento e demais obras de urbanização em várias ruas do Bairro Deputado José Antônio Liberato e construção de centro municipal de educação infantil – CEMEI, na localidade de Itaúna.

O vereador Galego de Lajes (PSD) também pede benefícios para a zona rural: construção de centro municipal de educação infantil – CEMEI em Malhada de Barreiras Queimadas, Juá, Vila Canaã e Lajes, enquanto que  vereador Allyson da Farmácia (PPS) reivindica construção de centro municipal de educação infantil – CEMEI no Bairro São Francisco.

Urbanização é o foco do vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB). Edjailson solicita conclusão do calçamento de várias ruas localizadas nos bairros Cohab IV, Inocoop, Pinheiropólis, José Carlos de Oliveira, Deputado José Antonio Liberato, Cidade Jardim, Alto da Balança, Encanto da Serra, Indianópolis, Petrópolis, Caiucá, João Mota Salgado, São João da Escócia, Nova Caruaru, Vila Alto Alegre e Peladas, enquanto que o vereador Cecílio Pedro (PMDB) pede construção de creche na Vila Canaã, no Salgado e na Nova Caruaru.

Com foco em medidas de proteção animal, o vereador Fagner Fernandes (PTdoB)  reivindica criação do SAMUVET, com ambulâncias equipadas para resgate de cães e gatos, ampliação da gerência de produção animal com aumento do quadro de veterinários, criação do “castramóvel” para cães e gatos e asfalto em várias ruas dos bairros São João da Escócia e Salgado.

Destaque ainda para as proposituras do vereador Sérgio Siqueira, que solicita  gratuidade nos estacionamentos “Zona Azul” aos idosos e pessoas com necessidades especiais e construção de Unidade de Pronto Atendimento na Vila Rafael; do vereador Ranilson Enfermeiro (PDT), para construção de creche no Alto do Moura e saneamento dos loteamentos Mestre Vitalino I e II, também no Alto do Moura; e do vereador Tafarel (PRP), para revitalização da Academia das Cidades do São João da Escócia e do Mercado Público do Salgado.

Ainda em votação na reunião desta terça-feira as proposituras do vereador Bruno Lambreta (PDT) para asfalto das vias de acesso à Vila Andorinha, Loteamento Demóstenes Veras e Residencial Jardim dos Pinheiros e implantação de unidades de Saúde da Família nos conjuntos residenciais Baraúnas, Caruá, Mandacaru, Adalgisa Maciel e Wirton Lira; do vereador Pb. Andrey Gouveia (PRP) para reconstrução das rampas de acessibilidade na área central da cidade; e a do vereador Marcelo Gomes (PSB) para criação da Companhia de Balé Popular de Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia – proposituras que serão votadas esta noite – pode ser acessada no Portal da Câmara.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara