Reunião pública com votação de proposituras e apresentação de ações

por Victor Vargas — publicado 14/05/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h48

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta quinta-feira (14), às 20h, a sua 25ª reunião pública ordinária da 3ª sessão legislativa. Em votação, trinta requerimentos e sete indicações. Dos trinta requerimentos que serão apresentados hoje há apenas duas reiterações: uma do vereador Gilberto de Dora (PSB), solicitando novamente construção de praça, com a colocação de estátua de Frei Tito de Piegaio, defronte ao Campo de Monta, na Vila de Xicuru; e a outra da vereadora Rosimery da Apodec (DEM), reivindicando, mais uma vez, a criação de um departamento jurídico e contábil na Secretaria Municipal de Participação Social para servir às associações de moradores de Caruaru.

Entre os demais requerimentos, destaque para os do vereador Alecrim (PSD), que solicita fiscalização de trânsito nas proximidades da feira livre dos bairros Boa Vista I e II e construção de parque ecológico no Conjunto Residencial Alvorada do Ipojuca. Já o vereador Rodrigues da Ceaca (PRTB) reivindica colocação de asfalto nas dependências da Central de Abastecimento de Caruaru, enquanto que a vereadora Rosimery da Apodec foca na questão da acessibilidade. A vereadora reivindica transferência do Centro de Especializações II, localizado na Avenida Dom Bosco, no Maurício de Nassau, para um outro local que atenda às normas de acessibilidade, além de capacitação na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para os profissionais de saúde do município, adaptação das mídias públicas para as pessoas com deficiência e acessibilidade nos pontos de transporte coletivo.

Por outro lado, o vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), preocupado com o desabastecimento de água no município, pede a realização de audiência pública para tratar de assuntos relacionados à interligação da Barragem de Serro Azul com o Rio do Prata. Já o vereador Zé Ailton (PDT), líder do governo na Câmara, reivindica a recuperação do terminal de ônibus defronte da Estação Ferroviária e da estrada de acesso à localidade de Cajazeiras, no 4º Distrito, e o vereador Rozael do Divinópolis (PROS) pede voto de aplauso aos enfermeiros pela passagem do Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio).

Além dos requerimentos, serão votadas sete indicações, entre elas três do vereador Alecrim, todas direcionadas ao governo do Estado. Alecrim pleiteia ampliação das delegacias de polícia do município, instalação de companhias da PMPE para atender os bairros do Salgado, Santa Rosa, Rendeiras e Alto do Moura e implantação de outro batalhão da PM em Caruaru.

O vereador Rodrigues da Ceaca vai solicitar ao DNIT a construção de passarela na BR-104, próximo à Central de Abastecimento, enquanto que o vereador Marcelo Gomes (PSB) direciona apelo ao governo do Estado para a implantação de um novo Centro Comunitário de Paz – COMPAZ, em Caruaru, e o vereador Edjailson da Caru Forró reivindica unidade móvel do Expresso Cidadão para atender às comunidades rurais e a implantação de uma unidade do Expresso Cidadão no Salgado.

A reunião desta noite será presidida pelo vereador Lula Tôrres (PR), 1º vice-presidente da Casa. O vereador Leonardo Chaves (PSD), titular do cargo, está participando de um seminário sobre direito, gestão fiscal e contabilidade no município de Ipojuca.

Projeto Nascer Bem – Antes da reunião pública, a Câmara sediará uma apresentação da Secretaria Municipal de Saúde sobre o Projeto Nascer Bem, que tem o objetivo de fortalecer o atendimento humanizado às gestantes e incentivar o parto normal. A palestra sobre o assunto será feita pelo médico Izaías Souza.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser consultada no Portal da Câmara.