Reunião pública com posse no Poder Legislativo

por Victor Vargas — publicado 02/10/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h51
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite de ontem (01/10), a sua da 53ª reunião da 3ª sessão...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite de ontem (01/10), a sua da 53ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária. Dois projetos de lei, dezoito requerimentos e duas indicações foram discutidas e votadas. Os dois projetos de lei são de autoria do Poder Executivo e tratam da criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Social – FMDS (aprovado em primeira discussão) e a implantação da carteira de identidade funcional dos agentes de trânsito (aprovado). O primeiro havia sido retirado da pauta de votações, na reunião passada, a pedido do vereador Antonio Carlos (DEM), líder da oposição, que pediu vista, enquanto que o segundo, aprovado em 1ª discussão, foi aprovado em 2ª por unanimidade.

Dos dezoito requerimentos aprovados, três foram reiterações, todas de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que solicitou novamente a criação de centro municipal comunitário de recolhimento de material reciclável, mapeamento e triagem das famílias domiciliadas em áreas de risco iminente ou localização socialmente inadequada, com posterior enquadramento das mesmas no programa “Minha Casa, Minha Vida” e implantação de cursos profissionalizantes, em Caruaru, oferecidos pelo PRONATEC.

Entre os demais requerimentos aprovados, destaque para o do vereador Duda do Vassoural (DEM), que reivindicava acompanhantes de alunos especiais nas escolas da rede pública de ensino, e o do vereador Alecrim (PSD), que pediu fiscalização para coibir o tráfego de motocicletas na passarela de pedestres que liga a Rua São Sebastião ao Parque 18 de Maio e na Rua da Integração.

A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) apelou pela construção de Unidade Básica de Saúde em Lagoa de Pedra. Destaque ainda para os requerimentos do vereador Tenente Tiburcio (PMN), que reivindicou a revitalização, com construção de rampas de acessibilidade, da Praça Coronel Porto, e do vereador Ranilson Enfermeiro (PTB), que demandou a instalação de câmeras de monitoramento na entrada do Alto do Moura, defronte da Casa Museu do Mestre Vitalino e na Praça do Alto do Moura.

Ainda aprovado em votação a Indicação nº 167/2015, do vereador Edjailson da Caru Forró, que solicitou mutirão de carros-pipa para atender o Alto da Balança, os residenciais Demóstenes Veras, Novo Mundo, Moura Brasil, Luiz Mariano, Afonsinho, Novo Cedro, Rendeiras, Cedro, e as vilas do Juá, Cachoeira Seca, Gonçalves Ferreira, Jacaré de Gonçalves Ferreira, Serrote dos Bois, Xique Xique, Palmatória I e II, Lajedo do Cedro, Taquara de Cima, Taquara de Baixo e Riacho Doce.

Posse – Durante a 53ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária, antes do grande expediente, o presidente Leonardo Chaves (PSD) apresentou o novo procurador geral da Câmara Municipal de Caruaru, advogado Cláudio Cumarú que, diante do plenário lotado de advogados e representantes da sociedade organizada, discursou na tribuna da Casa e destacou os seus compromissos com o Poder Legislativo, agradecendo o crédito de confiança da mesa dirigente da Casa do Povo. “Agradeço a oportunidade e me proponho a contribuir com os trabalhos legislativos sempre preocupado com a preservação do erário público”, frisou o novo procurador, Cláudio Cumarú.

Fotos: Victor Vargas/AscomCâmara