Reunião das Comissões debate melhorias no Conselho Tutelar e controle dos Fogos de artifício

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 24/05/2019 14h40, última modificação 24/05/2019 14h40
Sete comissões foram convocadas para o debate dos 30 projetos da pauta e conselheiros tutelares participaram da reunião

Foto Vladimir Barreto

Cerca de 30 projetos entraram em pauta na reunião das comissões nesta sexta-feira (24).   A reestruturação do Conselho Tutelar e o controle de fogos de artificio ganharam destaque na conferência. Importantes pontos foram abordados no encontro que reuniu sete comissões diferentes e representantes do Conselho tutelar. Dentre os membros das comissões presentes estavam os vereadores Heleno Oscar; Ranilson Enfermeiro; Zezé Parteira; Pb. Andrey Gouveia; Pierson Leite; Daniel Finizola; Bruno Lambreta ; Edmilson do Salgado; Fagner Fernandes; Cecílio Pedro e Ítalo Henrique.

Conselheiros Tutelares são ouvidos pelos membros das comissões da Câmara

O Poder Executivo de Caruaru apresentou à Câmara o projeto de lei de número 8.162/2019 que tem o objetivo de reestruturar o Conselho Tutelar da cidade. O debate foi dedicado especialmente para ouvir as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área e suas considerações sobre os diferentes pontos abordados nos mais de 70 artigos constantes no documento. O aumento salarial e melhores condições de trabalho foram abordados. Mas a organização de equipe técnica de profissionais que conte com psicólogos, assistentes e pedagogos para agilidade de resposta do conselho frente às demandas diárias foi o que ganhou o centro do debate. Durante o momento ainda, dúvidas sobre a permissão para desempenhar duas profissões públicas diferentes, no trecho da lei que trata sobre exclusividade do trabalho, foram esclarecidas. No entanto, alguns aspectos ainda precisaram de um parecer da Prefeitura de Caruaru para que a análise se completasse satisfatoriamente. O líder da situação, o vereador Bruno Lambreta se responsabilizou por levar pessoalmente esses pontos para discussão com a prefeita Raquel Lyra e uma nova reunião das comissões com a categoria foi marcada para a conclusão do debate e assim poderem apresentar para a votação em plenário um documento íntegro e que realmente atenda às necessidades do município e dos conselheiros tutelares.

Documento que visa proibir fogos de artifício em Caruaru é discutido nas Comissões

O vereador Daniel Finizola (PT) propôs que a utilização de fogos de artifício que causem poluição sonora seja proibida no município de Caruaru. Ele acredita que esse impedimento pode poupar uma parte importante da população que sofre com os estouros - principalmente crianças, idosos e animais.  O projeto encontrou resistência por parte de alguns membros das comissões e recebeu parecer desfavorável da consultoria jurídica por se tratar de um tema delicado, já que os fogos estão culturalmente enraizados nos eventos sociais da cidade.  Ainda assim, o projeto recebeu a aprovação necessária para ser discutido no plenário da casa. Para os presentes na reunião, algumas questões ainda merecem análises mais criteriosas, como os fatores culturais e econômicos que envolvem o negócio dos fogos de artifícios na Capital do Forró. Para Daniel, o intuito da proibição não é acabar com os artefatos, mas sim conduzir para que a sociedade se adeque a nova realidade sem ter que passar por cima da cultura ou prejudicar os negócios, bastando lançar mão da utilização de fogos que não fazem barulhos estrondosos, mas ainda preserva a beleza visual das cores durante os espetáculos e comemorações.