Reunião concede cidadania e aprova proposituras

por Victor Vargas — publicado 21/08/2015 00h00, última modificação 03/02/2020 13h56

A Câmara Municipal de Caruaru realizou – na noite de ontem (quinta feira / 20)- a 42ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária. A reunião aprovou – depois de discutir e votar – 27 requerimentos e cinco indicações. Dos 27 requerimentos seis foram reiterações, como a do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), que solicitou a construção de escadaria no Morro do Serrote, Salgado., As outras reiterações foram do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que reivindicou, mais uma vez, colocação de asfalto nas estradas de Bonanza, Vila do Juá, Palmatória I e II, Queimadinhas e Jacaré de Gonçalves Ferreira, implantação de Clínica Municipal de Fisioterapia, saneamento e calçamento nas ruas Mário Melo, Maria Júlia Araújo da Silva e Cícero Araújo da Silva, no Alto da Balança, e calçamento nas ruas 07, Laura Tôrres e José Marques de Andrade, nas Rendeiras.

Entre os demais requerimentos aprovados, destaque para os da vereadora Rosimery da Apodec (DEM), que reivindicou a construção de centro municipal de ensino no Loteamento Wirton Lira, no Bairro Cidade Alta, serviços de manutenção na Casa da Cultura José Condé e operação tapa-buracos na Rua Maria Mirandolina, no Riachão. Já o vereador Gilberto de Dora (PSB) aprovou a revisão da Lei Orgânica do Município e do Regimento da Câmara Municipal de Caruaru, além do calçamento do Conjunto Habitacional Demóstenes Veras.

O vereador Alecrim (PSD) pediu a inclusão de Caruaru no Programa Consultório na Rua, do governo federal, enquanto que o vereador Marcelo Gomes (PSB) sugeriu a realização de uma audiência pública para discutir a ideologia de gênero no Plano de Educação Básica de Caruaru.

Por outro lado, o vereador Tenente Tiburcio (PMN) reivindicou serviços de limpeza e terraplanagem na via de acesso ao Residencial Fernando Lyra e o vereador Heleno do Inocoop (PRTB), a conclusão das obras do Centro de Saúde Isnardo Amorim, Rendeiras, adaptação do prédio conhecido como Casa Rosa para instalação de um teatro municipal e construção de polo gastronômico no Parque 18 de Maio.

Já o vereador Lula Tôrres (PR) lembou os 57 anos da Rádio Cultura do Nordeste e aprovou voto de aplauso pela data, enquanto que o vereador Edmilson do Salgado interferiu pela zona rural e pediu a colocação de asfalto nos sítios Malhada de Pedra, Serra Velha e Riachão e entre as vilas do Jacaré e Gonçalves Ferreira.

Também foram aprovadas as indicações de Gilberto de Dora, solicitando do governo do Estado colocação de lombada eletrônica no retorno da BR-104 (no acesso ao Campus Agreste da UFPE), além de vistoria e fiscalização na rede de abastecimento de água do Residencial Demóstenes Veras; de Alecrim, pedindo à Compesa a construção de cisternas nos sítios Capivara, Capivara de Baixo e Malhada das Caveiras, no 1º Distrito; e de Lula Tôrres, também direcionada à companhia, solicitando a implantação de sistema de abastecimento de água no Sítio Alecrim, também no 1º Distrito.

A próxima reunião pública ordinária foi convocada para terça –feira (25), às 20 horas no plenário da “Casa do Povo”.

Cidadania – Após a leitura da Ordem do Dia, foi aberto espaço para a concessão do título honorífico de cidadania caruaruense – propositura do vereador Carlos Santos (PRB) – ao comerciário Severino Benício do Carmo, conhecido como “Seu Biu do Bonanza”. Participaram da solenidade o senador Douglas Cintra (PTB), o deputado estadual Bispo Ossésio Silva (PRB) e o diretor-presidente do Bonanza – empresário Djalma Cintra. Na tribuna da Casa do Povo foi destacada a trajetória do comerciário e os agradecimentos pelo recebimento da honraria. “Quero agradecer à Casa José Carlos Florêncio, aos vereadores que aprovaram esse projeto de lei que dá esse título de cidadão caruaruense ao nosso amigo Severino Benício, conhecido como Seu Biu, que é uma figura extraordinária e representa toda uma classe trabalhadora da cidade de Caruaru“, disse o vereador Carlos Santos. “Fico feliz de ser cidadão da terra que me acolheu com carinho e me deu condições de sustentar a minha família”, destacou “Seu Biu do Bonanza”, natural de Camocim de São Félix mas agora também cidadão de Caruaru.

DSC_3025P1150059

Fotos: AscomCâmara