Representantes de aplicativos e mototaxistas debatem regulamentação do transporte em audiência Pública na Câmara

por Núcleo de Comunicação Social — publicado 10/04/2019 13h00, última modificação 10/04/2019 13h50
Vereadores e convidados ouvem os dois lados do conflito para entender o atual cenário para construção de medidas que beneficie a sociedade

Foto de Vladimir Barreto

Para atender os apelos dos mototaxitas de Caruaru, foi convocada uma audiência Pública na Câmara Municipal com o foco nas dificuldades apresentadas por esses trabalhadores, principalmente no que diz respeito à falta de regulamentação dos aplicativos que passaram a atuar no transporte de passageiros sobre duas rodas na cidade.

A reunião proposta pelo vereador Edjailson da Caru Forró e presidida pelo líder da casa, o vereador Lula Tôrres, contou com a participação da classe; dos presidentes das Associações Estadual e Municipal dos Mototaxistas; advogados das associações, conselheiro da OAB Caruaru; representantes dos aplicativos Moto 5 e Drive Tour da OAB Pernambuco e vereador Duda do Vassoural.

Como bem observou Wesley Nascimento, conselheiro da OAB, o encontro foi marcado muito mais por pontos de convergência, do que divergentes. Todos os envolvidos se manifestaram a favor da regulamentação e demarcaram a necessidade de urgente solução do conflito para comodidade dos usuários e segurança legal e física dos condutores e passageiros.

Por um lado, os mototaxistas se sentiam injustiçados pela falta de fiscalização das motos de apoio que rodam pelos aplicativos, já que para que eles pudessem usar seus coletes e conseguirem a placa vermelha para trabalhar foi necessário investir em cursos de capacitação, gasto com licenças e estarem em dias com suas obrigações, sob pena de incorrerem em multas caso sejam flagrados em situação irregular pelas blitz da cidade, mas o mesmo não é exigido dessas motos não regulamentadas.

Por outro lado, os responsáveis pelos aplicativos defendiam a praticidade e a legitimidade dessa nova ordem que atua amparada por legislação federal, mas que ainda depende de regulamentação municipal, alegando que buscam trabalhar com profissionais que atendam exigências estipuladas em lei, como a obrigação de apresentar certidão negativa de antecedentes criminais para poder conduzir passageiros, e ordem expressa de se manterem longe dos pontos onde atuam os mototáxis regulamentados.

Entendendo a insatisfação desses profissionais e, ao mesmo tempo, percebendo que apenas a audiência seria insuficiente para resolução da questão, já que essa seria apenas um passo importante na direção do fim do conflito, mas não instrumento capaz de esgotar o fato, Lula Tôrres propôs que as classes se reunissem em uma nova oportunidade, com o presidente da Destra de Caruaru e advogados, através do intermédio dos vereadores defensores precípuos da causa -  Daniel Finizola, Duda do Vassoural e Edjailson da Caru Forró –  juntamente com a presidência dessa casa legislativa na sala das comissões para já delimitarem esses pontos apontados em audiência e assim começarem efetivamente a desenhar a tão aclamada regulamentação dos aplicativos, que, por lei, deve ser de autoria do Poder Executivo Municipal.

Carlos Renan
Carlos Renan disse:
18/04/2019 09h35
Mais uma vez, o poder público utiliza-se de suas prerrogativas para intervir no mercado. Isso tudo com o simples objetivo de ser reeleito na próxima eleição. Porém, o erro começou muito antes. Ao solicitar o cadastramento dos mototaxistas, a prefeitura deixou de forma clara sua posição intervencionista. Vale ressaltar que essa política não é só da atual gestão, mas se evidencia nas gestões anteriores. O melhor para o Caruaru é a livre concorrência e a desburocratização do serviço de mototáxi. Quanto mais se interferir no mercado, mais quimeras é desavenças ocorrerão.
Comentários foram desativados.