Regularização dos CEPs e a distribuição de correspondência pelos Correios em Caruaru são tratadas em Audiência Pública

por Dayane Carvalho — publicado 04/08/2023 13h06, última modificação 04/08/2023 13h06
Colaboradores: Louzi Neves

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara Municipal de Caruaru realizou na manhã desta sexta-feira (4) Audiência Pública para debater a regularização dos Códigos de Endereçamento Postal nos novos bairros e loteamentos e as dificuldades nas entregas das correspondências pelos Correios. O debate seguiu propositura do vereador Fagner Fernandes (PDT). Membros da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente (URB), representante da Comissão de Direito Imobiliário da OAB e funcionários dos Correios estiveram presentes na ocasião.

Fagner Fernandes iniciou o momento afirmando a importância da audiência para que a população seja amplamente atendida pelos serviços de entrega. O parlamentar cobrou à Prefeitura a fiscalização dos novos loteamentos, para que esses possam denominar e delimitar as ruas construídas. O gerente da URB, Bruno Melo, afirmou que está sendo criada uma lei para que a construtora apresente os nomes das artérias criadas. Sobre aquelas que já existem, mas não possuem denominação, Melo pediu para que os parlamentares às encontrem, entendam como a população as denominam e as nomeiem a partir dos requerimentos.

O processo de cadastramento das ruas e bairros da cidade é essencial para que a população seja atendida pelos serviços de entrega. Segundo Diego Lopes, gerente de atividades externas dos Correios, o Centro de Distribuição Domiciliar conta com 57 funcionários, 22 distritos postais e 18 distritos especiais (veículos de entrega) que conseguem atender apenas 45% da cidade. O técnico de operações dos Correios, Luciano Bernardino, comentou que os CEPs que não são enviados pela Prefeitura não conseguem receber a cobertura da empresa. Conforme pontuado pela representante da Comissão de Direito Imobiliário da OAB, a advogada Lívia Santos, isso se deve também ao grande número de imóveis sem CEP. “Mais de 60% dos imóveis do município estão irregulares”, afirmou a advogada.

O propositor da audiência reuniu todas as informações para cobrar à Prefeitura a regularização dos endereços e ao Ministério das Comunicações o aumento da cobertura dos Correios na cidade.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.