Readequações na Câmara Municipal de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 16/07/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45

A Câmara Municipal de Caruaru está passando, desde o início de junho, por um processo de readequação dos espaços físicos e instalação de equipamentos que visam à preservação da memória do Poder Legislativo. “A readequação em andamento objetiva uma melhor utilização dos espaços, estamos instalando móveis e equipamentos no arquivo, plenário, salas de imprensa e comissões, salão nobre, auditório e área externa”, comentou o presidente Leonardo Chaves (PSD).

Arquivo

O primeiro espaço a ser contemplado na readequação da Câmara Municipal foi o arquivo – que hoje funciona nos fundos da Câmara, na Rua São Sebastião. “O espaço está sendo contemplado com um arquivo deslizante e quatro computadores que, além de preservar a memória da Casa, vão facilitar a consulta dos projetos de lei, leis complementares, indicações, decretos legislativos, resoluções, livros de Ata, resoluções normativas, ofícios expedidos, ofícios recebidos e requerimentos, além do acesso a pesquisas de outros documentos”, frisa o arquivista Ledo Antônio dos Santos. O arquivo do Poder Legislativo é composto de documentos originais e será aberto para consultas e pesquisas no horário funcional da Câmara Municipal de Caruaru, entre 07 e 13 horas. As obras de recuperação do arquivo devem ser concluídas até o final de julho.

Plenário

Com o fechamento da 2ª sessão legislativa ordinária, da 16ª legislatura – período compreendido entre 04 de fevereiro e 20 de junho – e início do recesso, que será estendido até o dia 02 de agosto – de acordo com a Lei Orgânica, as obras de readequação do plenário, incluindo as galerias, foram iniciadas automaticamente e vão transformar o espaço, oferecendo mais conforto e mobilidade para os vereadores e todos que participam das reuniões e audiências públicas. “O plenário, além da recuperação e humanização, vai ganhar quatro novas bancadas – cinco vereadores em cada uma – e mesa dirigente com três vereadores – equipamentos e novos espaços para imprensa”, frisou o presidente Leonardo. As obras do plenário devem estar concluídas no início de agosto, já na volta do recesso.

Imprensa e Comissões

As salas de Imprensa e das Comissões serão readequadas e vão oferecer todas as condições de trabalho para que os profissionais que cobrem as atividades do Poder Legislativo e os vereadores tenham melhores condições de trabalho. “A Sala de Imprensa vai oferecer conforto e comodidade para que todos participem das reuniões e possam cumprir suas pautas”, destacou o jornalista Victor Vargas, assessor de comunicação do Poder Legislativo. Como os dois espaços serão apenas equipados, a previsão de término dos trabalhos é o final deste mês de julho.

Acesso e recepção

As obras desses espaços vão contemplar a instalação de equipamentos – dentre outros, de segurança na recepção e recuperação do acesso da Rua XV de Novembro. “Estamos resolvendo problemas seríssimos de infraestrutura e segurança. Muita coisa eu já corrigi. Estamos readequando e recuperando a fachada histórica e possibilitando maior segurança para a Casa e para os vizinhos que já questionavam o vazamento de água para os seus telhados. Também estamos fazendo melhorias na sala dos servidores, na sala de Recursos Humanos, na sala da Contabilidade, na sala das Licitações e na copa”, comentou o presidente.

Salão Nobre

O Salão Nobre do Poder Legislativo, que leva o nome do atual presidente – em uma deferência especial dos seus pares na legislatura de 1998 – será recuperado e disponibilizado para eventos que necessitem de um auditório confortável e equipado com o básico para palestras, seminários, simpósios e reuniões da Câmara Municipal.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara