Raquel Lyra participa da reabertura dos trabalhos na Câmara

por Catiane Damas — publicado 06/02/2019 00h30, última modificação 06/02/2019 00h30

A primeira reunião ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 17ª legislatura da Câmara de Caruaru, ocorrida nesta quinta-feira (05), teve a participação da prefeita do município, Raquel Lyra e de seu vice, Rodrigo Pinheiro.

A presença da prefeita aconteceu em consonância com o artigo 55 da Lei Orgânica municipal (§1º e §2º), para início dos trabalhos legislativos. O intuito é permitir uma revisão global da situação econômica e social de Caruaru, a partir do relatório apresentado em plenário pela sua gestora sobre as atividades do ano anterior. E assim nortear os trabalhos dos parlamentares, que possuem o dever de fiscalizar e dialogar com o poder Executivo, além de apresentar projetos e requerimentos e votar leis que atendam às necessidades reais da comunidade.

A prefeita iniciou sua apresentação parabenizando o Poder Legislativo pela ação sustentável ao conduzir seus trabalhos internos por meio de tecnologia e uso de notebooks para economia de folhas de papel: “nem a Assembleia Legislativa de Pernambuco chegou a esse ponto ainda, destacou.

O breve relatório apresentado por Raquel trouxe o número total de projetos enviados para a discussão e aprovação da casa até dezembro de 2018, além das ações que requalificaram creches e redes de ensino público municipal, que de acordo com a mesma, teve atenção especial da gestão com o foco em permitir maior qualidade e inclusão social do ensino.

Também relatou as metas dos projetos de segurança, a participação da sociedade nas decisões e elaboração do planejamento. Disse ainda que intenção é trazer a população para ocupar mesmo as ruas, conferindo uma cidade mais iluminada e com recuperação de praças e viabilização de novas áreas abertas para o lazer das famílias caruaruenses.

Falou do resgate dos eventos culturais e valorização dos artistas locais, da revitalização do Monte Bom Jesus, bem como tantas outras ações da prefeitura nas mais diferentes áreas que formaram o compromisso de campanha da atual gestão. E finalizou dizendo que a abertura desse ano legislativo é um verdadeiro chamado para juntos construir o futuro da cidade. “Que nós possamos ter o discernimento todos os dias daquilo que nos une, o que nos separa já sabemos. Precisamos encontrar as convergências que podem fazer da nossa cidade, cada vez mais uma cidade melhor. O Executivo municipal precisa do Poder Legislativo", conclui a prefeita em seu discurso.

O presidente da Câmara, o vereador Lula Tôrres, relembrou a importância do papel da casa para administração do município e parabenizou a postura do corpo parlamentar da atual legislatura. “Sai daqui toda a autorização do Poder Público, sai daqui toda a responsabilidade de fiscalização do Executivo. Tenho que parabenizar, mais uma vez publicamente, a oposição que tem feito um trabalho sério. Aliás, essa legislatura vem dando resposta à população, através de um trabalho comprometido com o bem-estar de todos os Caruaruenses”, afirma.

Durante o segundo expediente da reunião, os vereadores demonstraram preocupação com a estrutura da barragem de Jucazinho e sugeriram a criação de uma comissão para debaterem com maior profundidade o assunto.

Todas as sessões da casa são transmitidas ao vivo através da sua página oficial no Facebook, e o conteúdo capturado fica disponível a qualquer tempo para acesso.

error while rendering plone.comments