Quatro personalidades tornam-se cidadãos de Caruaru durante solenidade nesta quarta (14)
Em uma noite solene e festiva, a Casa do Povo de Caruaru reconheceu, nesta quarta (14), a significativa contribuição dada ao município pelos senhores Claudio Soares, José Hamilton, José Izaías e Paulo Corrêa, outorgando aos quatro o Título Honorífico de Cidadãos de Caruaru. A iniciativa partiu do vereador Professor Jorge Quintino (PODE), que possui um largo trabalho vinculado à cultura e à área social.
A solenidade foi conduzida pelo próprio parlamentar proponente, com secretariado do vereador Hugo Leonardo Chaves (PODE). Familiares, amigos e representantes de diversos segmentos da sociedade caruaruense estiveram presentes, lotando o plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.
Em sua fala, o vereador Jorge Quintino citou o compromisso de cada homenageado com a cidade, destacando que os homenageados são pessoas que, em suas respectivas áreas, promovem cidadania, solidariedade e cultura. “O parlamentar tem a função de observar as pessoas e propor honrarias. Nós precisamos ter um senso de justiça muito grande para saber a quem fazer estas homenagens, e é exatamente por isso que, neste momento, estamos aqui”, afirmou Quintino.
Após a entrega dos títulos, os homenageados tiveram a oportunidade de expressar a emoção por se tornarem caruaruenses. Ao usar a tribuna, Claudio Soares agradeceu a homenagem e lembrou de momentos vividos em Caruaru. “Quero agradecer a todos os vereadores que votaram por unanimidade favoravelmente ao Projeto de Lei. Caruaru é uma terra de vitoriosos”, disse. Emocionado, destacou o sentimento de pertencimento. “Caruaru, como minha mãe, também olhou pra mim e cravou a sentença de pertencimento. Me acolheu, me nutriu, me deu todos os amigos e amigas, me deu lar, me deu família, me deu minha filha, me deu reconhecimento e mais que tudo ainda hoje me dá esperança. Mais caruaruense do que nunca, hoje é o primeiro dia do resto da minha vida mais feliz e realizado”, encerrou.
Com humor, José Hamilton compartilhou sua experiência e memórias construídas na cidade. Entusiasta da cultura nordestina, ele mencionou toda inspiração que recebeu desde a primeira vez que esteve em Caruaru, na década de 1970, e assistiu ao show de Onildo Almeida. Empreendedor, Hamilton atua no ramo do entretenimento, com a casa de forró Cariri, na cidade de Aracaju. “A primeira coisa que você perde é o seu sobrenome, né, quando você faz alguma coisa que é referência. Hoje o meu nome é Hamilton do Cariri. O meu nome, da minha família, eu perdi. Perdi, mas ganhei o título de cidadão de Caruaru”.
O pastor José Izaías fez um longo agradecimento ao vereador Jorge Quintino e aos demais parlamentares. Em sua fala, rememorou sua chegada a Caruaru e seu envolvimento com a vida religiosa da cidade. “Cheguei aqui nessa cidade, em 2017, com a missão de cuidar da minha filha. A outra missão, cuidar de vocês. Pastor é, sobretudo, aquele que cuida”, afirmou. Emocionado, agradeceu aos amigos e familiares presentes. “É uma satisfação enorme poder conviver com o público desta cidade, com as pessoas que nos procuram, com aquelas que, de fato, têm a necessidade de uma palavra.”
Já o produtor cultural Paulo Corrêa destacou sua ligação afetiva com Caruaru e o legado de artistas e figuras históricas da cidade: “Vou estar ao lado do meu conterrâneo, o Onildo Almeida, de Luiz Vieira, do mestre Vitalino, de Azulão e Azulinho. Eu vou estar ao lado também desta página ilustre da história de Caruaru, como o Coronel Ludugero, Luiz Jacinto, Petrúcio Amorim, mestre Camarão. É uma honra para mim estar recebendo o título de cidadão de Caruaru.” Ele também lembrou da canção “Cidadão de Caruaru”, composta em homenagem a Luiz Gonzaga.
Biografias homenageados
-
Claudio Soares da Silva: Carioca de nascença, mas vive em Caruaru desde a infância, tem ampla atuação na gestão cultural, criou eventos fixos no calendário junino da cidade e realiza ações sociais e culturais com reconhecimento nacional. Foi presidente da Associação dos Artistas de Caruaru, nos anos 1989/1990
-
José Hamilton de Santana (Hamilton do Cariri): Nordestino de origem sergipana, fundou a casa de shows "O Cariri", referência nacional do forró pé-de-serra, sendo destaque na preservação e valorização da cultura popular.
-
José Izaías Ramalho de Souza: Pastor Batista, atua desde 2017 em Caruaru com ações evangelísticas, sociais e comunitárias, promovendo o bem-estar nas zonas urbana e rural por meio de projetos religiosos e cívicos.
-
Paulo Corrêa Sobrinho: Radialista e produtor cultural, com forte atuação na valorização da música nordestina, coordena projetos como o Fórum de Forró de Aracaju e integra a Comissão Nacional do Forró como patrimônio imaterial.