Projeto de Lei que prevê a proibição do ensino da Linguagem Neutra foi avaliado na Comissão de Legislação e Redação de Leis na segunda-feira (07)

por Risoni Santos — publicado 08/06/2021 07h55, última modificação 08/06/2021 09h10
Colaboradores: Dyego Mendes

O PL nº 8.920/2021 do parlamentar Cabo Cardoso (PP) foi avaliado pela Comissão de Legislação e Redação de Leis e tido como inconstitucional. De acordo com a consultoria jurídica, o Art. 22 inciso 24º da Constituição Federal, diz que compete privativamente à União legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional. Ainda de acordo com a consultoria, o PL que prevê a proibição do ensino da Linguagem Neutra nas instituições configura vício de iniciativa.  Além desse, foram analisados 8 Projetos de Lei do Executivo e 2 emendas parlamentares. 

A emenda parlamentar nº 43/2021 da vereadora Perpétua Dantas (PSDB) e a 44/2021 do vereador Anderson Correia (PP) alteram o PL nº 8693/2021 do Executivo, que visa o auxílio emergencial à classe artística do município. A primeira estende o auxílio aos músicos instrumentistas. A segunda, prevê o benefício para a classe de produtores culturais. Ambos foram analisados pela comissão.

Os membros da CLRL Aline Nascimento (CIDA) e Ricardo Liberato (PSDB) votaram contra as emendas e Correia a favor. “O Artigo 131, parágrafo 1, diz o seguinte: aos projetos de lei de iniciativa exclusiva do prefeito, não serão admitidas emendas que resultem em aumento de despesas”. Leu o consultor jurídico José Neto. 

Também foi avaliado o Projeto de Lei do Executivo nº 8.944/2021, que institui o código de conduta da Guarda Municipal de Caruaru. O vereador Anderson ressaltou que esse código não foi discutido com a categoria e que nele há muitas questões subjetivas. Liberato afirmou que houve, sim, uma discussão com um representante da classe e que tudo foi alinhado. O PL foi aprovado pela maioria, com exceção de Correia. Os demais projetos foram aprovados por unanimidade. 

Siga acompanhando as atividades da Câmara, que também são transmitidas pelo canal 22.2 da sua televisão e pelo Facebook. Para mais informações sobre, acesse http://sapl.caruaru.pe.leg.br/


registrado em: ,