Projeto de Lei que concede subvenção à ACACCIL é aprovado em Plenário

por Comunicação — publicado 27/10/2021 09h47, última modificação 27/10/2021 09h47
Projeto de Lei que concede subvenção à ACACCIL é aprovado em Plenário

Foto: Vladimir Barreto

Foi aprovado na Sessão Plenária Virtual da terça-feira (26) o Projeto de Lei nº 9.145/2021 de autoria do Poder Executivo, que o autoriza a abrir Crédito Adicional Especial no orçamento municipal, destinado à concessão de subvenção à Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL). Outros dois projetos de lei,  também de autoria do Poder Executivo, foram aprovados por unanimidade pelos parlamentares. O Projeto de Lei nº 9.151/2021 institui o “Bônus Livro” para os servidores da Secretaria de Educação e para os estudantes da rede municipal de ensino, destinado à aquisição de livros, para melhorar a qualidade das aulas e formar leitores. E o Projeto de Lei nº 9.150/2021 altera a Lei Municipal nº 6.708/2021, que inclui no auxílio BEM São João os artesãos moradores do Alto do Moura e artistas do Polo Infantil.

Lula Tôrres (PSDB) relembrou sobre os recursos financeiros conseguidos, através de emenda parlamentar, pelos deputados estaduais Tony Gel (MDB), Priscila Krause (DEM), Wanderson Florêncio (PSC), entre outros. “A única ferramenta de construção dessa conquista foi o diálogo conjunto, com compreensão e sensibilidade, desta Casa Legislativa, do Poder Executivo e dos Deputados estaduais", disse o parlamentar. O auxílio será destinado a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru para contemplar a classe artística. Também citou a concessão de auxílio de R$70.000,00 à Associação dos Forrozeiros e Trios Pé de Serra de Caruaru para incentivar a educação musical. Na reunião, a Associação foi declarada de utilidade pública, pelo Projeto de Lei nº 9.033/2021, aprovado por unanimidade, de autoria do próprio Tôrres.

Ainda na sessão, foram debatidos outros assuntos de interesse do município. Ranilson Enfermeiro (PSDB) comentou sobre a alegria das mães e pais com a entrega da reforma da escola municipal na Vila Nossa Senhora das Graças, conhecida anteriormente como Barra de Taquara. Cabo Cardoso (PP) falou sobre a sua condução à presidência da União dos Vereadores Militares do Estado de Pernambuco (UVM-PE). Cardoso lembrou a importância da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para a população.

Irmão Ronaldo (PROS) destacou a requalificação da praça Waldiael Araújo Silva, aparelho público que trará um espaço para lazer e realização de atividades físicas no Bairro Boa Vista I e II. O primeiro secretário, Leonardo Chaves (PSDB), e o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), ressaltaram a revitalização da praça e relembraram o Sr. Waldiael Silva, locutor e apresentador, cujo nome batiza o local.

Fagner Fernandes (PDT) citou a importância do Castramóvel, serviço de esterilização e castração de animais de rua, que proporcionará benefícios para os animais e para os habitantes dos bairros e da zona rural do município. Val Lima (PSL) alertou sobre a qualidade dos serviços terceirizados prestados à Prefeitura, em especial às obras ocorridas em Cachoeira Seca, que comprometeram o sistema de saneamento e dificultaram a vida dos moradores da região.

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).