Projeto de Lei que aumenta salário de conselheiros tutelares foi aprovado na Câmara

por Fernanda Lira — publicado 05/04/2024 10h30, última modificação 05/04/2024 11h05
Colaboradores: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

O Poder Legislativo de Caruaru sediou, nesta quinta-feira (4), sessões ordinária e extraordinária, nas quais foram aprovadas duas proposituras do Poder Executivo: o PL nº 9.872/2024, que cria novos cargos de assessor fazendário e assistente de procuradoria licitatória, e o PL nº 9.873/2024, que altera o vencimento base do salário dos conselheiros tutelares, promovendo um aumento de R$3.100 para R$4 mil.

A vereadora Perpétua Dantas (Avante) comentou, ao discutir o PL que contempla os conselheiros tutelares, que a classe trabalhadora lida com riscos de vida e altos estresses, ao se deparar com os diversos conflitos sociais que acometem crianças e adolescentes.

Leonardo Chaves (PSDB) dividiu com os colegas sua preocupação com seu filho, que é conselheiro, quando é chamado para ir trabalhar, muitas vezes pela madrugada. O decano parabenizou a iniciativa que trará aumento salarial à classe, mas disse que o salário ainda é muito baixo, em comparação com cidades próximas a Caruaru, como Gravatá. Os parlamentares Mano do Som (União Brasil), Fagner Fernandes (PDT) e Nelson Diniz (PSDB) também defenderam que os conselheiros merecem ainda mais valorização. “Os conselheiros têm uma grande missão, diante de tantos desafios”, expressou Bruno Lambreta (PSDB), presidente da Casa.

Igualdade

Na ocasião, a tribuna foi usada por Leonardo, que relembrou o trabalho de Kintura dos Iguais, figura caruaruense ativa na cultura da cidade, que prega a igualdade entre todos. Segundo o parlamentar, Kintura vem enfrentando dificuldades para exercer seu papel social e cultural de defender a igualdade por meio de placas e adereços educativos que cria e espalha na cidade, devido a burocracias do Judiciário.

Acompanhe as atividades da Casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. A próxima sessão ordinária será na terça-feira (9). Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.