Primeira reunião do mês com pauta extensa de votações

por Victor Vargas — publicado 03/03/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h47

Dois projetos de decreto legislativo, 42 requerimentos e nove indicações estão previstos para serem apresentados e votados nesta 7ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária da 16ª legislatura que a Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (03), às 20h. Esta, que será a primeira reunião pública do mês, terá a volta da vereadora Rosimery da Apodec (DEM), que se recuperava de uma cirurgia.

Entre os requerimentos, 23 estão sendo reiterados, como os do vereador Alecrim (PSD), que solicita novamente limpeza e dragagem do Rio Ipojuca e a construção de uma escola municipal no José Antônio Liberato, e os do vereador Zé Ailton (PDT), que reivindica, mais uma vez, colocação de redutor de velocidade na Rua Alferes Jorge, de um semáforo na Avenida Alferes Jorge, saneamento e calçamento na Avenida Hélio Tavares de Oliveira, no Indianópolis, além de complemento do saneamento e do calçamento na Rua J e construção de paradas de ônibus no Inocoop.

O vereador Lula Tôrres (PR) também está reapresentando algumas proposituras. Lula reivindica envio de projeto de lei de autoria do Poder Executivo à Câmara propondo o desconto de 5% no pagamento do IPTU ao contribuinte que adotar uma árvore, além da construção de ponte de integração entre o Caiucá e o João Mota e ciclofaixa e revitalização do canteiro central na Avenida João de Barros, no Petrópolis.

Já o vereadorRanilson Enfermeiro (PTB) solicita novamente construção de quadra poliesportiva na Escola Municipal Mestre Vitalino e calçamento na Rua José Amâncio, no Alto do Moura, além de saneamento e calçamento na Rua Irmã Madalena, na Vila Campos, e saneamento na Vila Nossa Senhora das Graças. Por outro lado, o vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) reapresenta propositura para a criação da Casa do Forró.

Entre os requerimentos que entraram na pauta para esta sessão, destaque para os do vereador Lula Tôrres, que reivindica faixa elevada para pedestres na Avenida Leão Dourado, no São Francisco, e vagas de estacionamento para idosos e deficientes físicos nas proximidades do INSS e do Expresso Cidadão.

O vereador Nino do Rap (DEM) solicita construção de meio fio em ruas do Bairro José Carlos de Oliveira, além de obras de saneamento e calçamento nas ruas Marivaldo Alves da Costa e Francisco Rossi, na Travessa Nossa Senhora das Graças e na Rua Nossa Senhora das Graças, também no José Carlos de Oliveira.

Infraestrutura também é foco do vereador democrata Antonio Carlos, que pede saneamento e calçamento na Rua Correia de Lima Irmão e na 5ª Travessa Panamericana, ambas na Nova Caruaru, e nas ruas Maria Joaquina, Severino Otávio e Severino Paulo da Silva, todas no Severino Afonso.

Já o vereador Edjailson da Caru Forró solicita a realização de audiência pública para tratar de assuntos relacionados às comidas gigantes de Caruaru e a colocação de um painel eletrônico no Pátio de Eventos, no período junino, para exibição de fotos de pessoas desaparecidas e de outras mensagens de interesse social.

Entre as indicações, o vereador Heleno do Inocoop (PRTB) pede a adaptação do Aeroporto Oscar Laranjeiras para receber voos comerciais; o vereador Alecrim solicita o complemento da rede de abastecimento de água no Sítio Malhada das Caveiras; e o vereador Gilberto de Dora (PSB) reivindica iluminação no viaduto da BR-104/Bairro João Mota e no viaduto do Bairro Centenário/Bairro Divinópolis, a implantação do programa de melhoramento genético para os pequenos criadores de suínos, caprinos, ovinos e bovinos, nos distritos de Caruaru e a construção de presídio feminino em Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia – com todos os requerimentos e indicações – está disponível para acesso no Portal da Câmara.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara