Presidente da Câmara nomeia membros da Comissão Especial de Segurança

por Victor Vargas — publicado 16/02/2017 00h00, última modificação 08/11/2018 14h52

Aprovada na reunião pública ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, realizada na última terça-feira (14), a pedido do vereador Marcelo Gomes (PSB), a constituição da Comissão Especial de Segurança foi oficializada pelo presidente Lula Tôrres (PDT) nesta quarta-feira, através da Portaria nº 49/2017. A presidência da comissão ficará com o autor da propositura, vereador Marcelo Gomes, e será composta também pelos vereadores Galego de Lajes (PSD), Bruno Lambreta (PDT), Sérgio Siqueira (PTdoB) e Pierson Leite (PSD). O relator ainda será nomeado.

A proposta da comissão é possibilitar ao parlamento municipal acompanhar as ações públicas – tanto da prefeitura quanto do governo do Estado – na área da segurança pública, representando o interesse da população na busca de soluções para a diminuição da criminalidade. “Nossa proposta de formar uma comissão para acompanhar os debates oficiais e as ações para promover a segurança pública se baseia na certeza de que a questão não é partidária, e, por isso, não pode ser contemplada pela posição de partidos ou de vereadores, isoladamente. Toda a Câmara precisa se mobilizar”, defende Marcelo, ressaltando, no entanto, que a comissão não tem poder executivo, mas se propõe a contribuir para o restabelecimento da tranquilidade e da segurança da população.

Solicitada pelo Requerimento nº 202/2017, a Comissão Especial de Segurança é uma comissão temporária, regulamentada pelo Art. 255 do Regimento Interno da Casa (Resolução nº 554/2010). As comissões temporárias podem ser de representação, especiais ou de inquérito e podem ser constituídas “por iniciativa do presidente da Câmara, ou a requerimento de qualquer vereador, independente de votação” e têm como finalidade “apreciar matérias relevantes ou de interesse público relacionadas com as atribuições da Câmara”.

Foto: Leonardo Santos/AI vereador Lula Tôrres