Políticas públicas que contemplem a saúde da mulher foram discutidas em Audiência Pública

por Texto: Dyego Mendes Revisão: Louzi Neves — publicado 14/07/2021 13h15, última modificação 14/07/2021 13h14
Profissionais da saúde falaram sobre Endometriose e Fibromialgia, doenças que acometem muitas mulheres, durante encontro nesta quarta-feira (14).
Políticas públicas que contemplem a saúde da mulher foram discutidas em Audiência Pública

Foto: Vladimir Barreto

Com propositura provocada pelo parlamentar Jorge Quintino (PSDB), a audiência pública aconteceu em torno da necessidade de mais políticas públicas que atendam e acolham as pacientes de fibromialgia e endometriose. Com uma equipe de profissionais especializados, a audiência foi presidida pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) e estiveram presentes as parlamentares Aline Nascimento (CIDA) e Perpétua Dantas (PSDB). 

O médico ginecologista e especialista em Endometriose Neidson Menezes ressaltou a necessidade de mais atenção e engajamento do poder público. De acordo com ele, a maior parte das pacientes se encontram desempregadas, já que a doença compromete de maneira significativa a qualidade de vida da mulher. Além disso, a falta de um centro especializado dificulta o diagnóstico e isso acarreta grande consequência social. Neidson ainda frisou a importância de preparar profissionais especializados para acompanhar e diagnosticar precocemente estas pacientes. 

Também esteve presente o médico Osmel Mayolo, reumatologista e especialista em dor. O especialista salientou a falta de atenção dada a pacientes portadoras de Fibromialgia. Mayol falou que a doença é nova e falta conhecimento e preparação dos profissionais, no diagnóstico e no tratamento. “A doença não tem cura e causa ansiedade, problemas de sono, baixo rendimento e muitas vezes depressão. É preciso capacitar mais médicos para reconhecer os sintomas” concluiu Osmel.

A secretária executiva de atenção especializada, regulação e farmácia da Secretaria Municipal de Saúde, Domany Cavalcanti, afirmou que a secretária já entrou em contato com o Dr. Osmel e agendaram uma reunião para conversar sobre possíveis políticas públicas e campanhas de conscientização da população.

Ainda na ocasião, o vereador Jorge Quintino falou sobre dois projetos de sua autoria, o PL nº 8763/2021, que prevê a conscientização da Fibromialgia no município e o nº 8907/2021 que visa a instituição do Programa de Prevenção e Tratamento da Endometriose. 

Em participação na audiência, a vereadora Perpétua Dantas sugeriu que o parlamentar Jorge, viabilize um PL que institua a priorização das pessoas portadoras tanto da Endometriose quanto de Fibromialgia nas filas de atendimentos no âmbito municipal.  

Siga acompanhando as atividades da Câmara Municipal de Caruaru, que também são transmitidas pelo canal 22.2 da sua televisão e pelo Facebook. Para mais informações, acesse: http://sapl.caruaru.pe.leg.br/