Políticas públicas para pessoas com deficiência foi destaque em Sessão Ordinária

por Fernanda Lira — publicado 06/06/2024 20h19, última modificação 06/06/2024 20h19
Colaboradores: Risoni Santos
Políticas públicas para pessoas com deficiência foi destaque em Sessão Ordinária

Foto: Vladimir Barreto

Nesta quinta-feira (6), o Poder Legislativo de Caruaru debateu avanços na inclusão da pessoa com deficiência no município e realizou breves homenagens à Estação Hotdog e ao ex-político Severino Rodrigues Sobrinho, que era conhecido como Chico do Leite. Outras questões foram contempladas na Sessão Ordinária.

Inclusão de pessoas com deficiência

“A prefeitura de Caruaru vai firmar um acordo de cooperação técnica com o governo federal para o avanço na inclusão de pessoas com deficiência”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Katiuska Lopes, que compartilhou a notícia que tornará Caruaru a primeira cidade do país a implementar o sistema nacional de avaliação da deficiência - Censo Inclusão, segundo suas palavras. A secretária participou da sessão a pedido da vereadora Perpétua Dantas (Avante).

Dentre as questões destacadas por Katiuska está o serviço de inclusão social para a pessoa com deficiência, disponível no município, que conta com ações como judô inclusivo, curso de libras e passe livre no transporte público. Outra ação mencionada é o camarote da acessibilidade, ofertado no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, agora no São João.  

A atuação da secretária foi elogiada pelos vereadores Izaac da Saúde (Avante), Professor Jorge Quintino (PODE) e as vereadoras Perpétua Dantas (Avante) e Aline Nascimento (PP) - que presidiu a reunião.

“Eu, enquanto legisladora, vou acompanhar e fiscalizar”, afirmou Perpétua, se referindo ao desenvolvimento do sistema Censo Inclusão. A parlamentar usou a tribuna para expressar sua alegria com a ação que, em suas palavras, vai converter números em políticas públicas.

Chico do Leite

O decano da Casa, Leonardo Chaves (PSDB), usou a tribuna para relembrar e homenagear Severino Rodrigues Sobrinho, conhecido como Chico do Leite, por sua trajetória política em Caruaru. O político faria 100 anos se estivesse vivo, destacou Leonardo, ao falar da sua luta contra a ditadura militar nos anos 60. “Ele era um homem do povo, feirante, vendia leite” enfatizou o decano. 

Estação Hotdog 

Um voto de aplausos e congratulações, solicitado pelo vereador Mano do Som (PDT), foi entregue à Estação do Hotdog, em reconhecimento à contribuição do empreendimento para a cidade. A idealizadora do negócio, Yara Aparecida Costa Mendonça, que fundou  junto com sua mãe o estabelecimento, usou a tribuna para expressar sua alegria com o gesto que homenageia 30 anos de trajetória da empresa.

Acompanhe as atividades da Casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. A próxima sessão ordinária será na terça-feira (11). Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.