Poeta repentista é homenageado na Câmara de Caruaru com título de cidadania
Na noite desta quarta-feira (24), a Câmara Municipal de Caruaru realizou uma Sessão Solene concedendo o Título de Cidadania Caruaruense ao cantador e repentista João Lourenço da Silva, por propositura do vereador Raminho Xavier.
O vereador Raminho Xavier, autor da homenagem e também poeta repentista, destacou a trajetória do homenageado e sua luta pela valorização da classe artística. "Homem aguerrido, defensor incansável da cultura popular, João Lourenço nunca se limitou a brilhar sozinho. Ao contrário, ele estende a mão aos novos poetas, incentiva os jovens cantadores, perpetuando uma tradição que é patrimônio do nosso país". O parlamentar ainda ressaltou: "João Lourenço já era cidadão de Caruaru muito antes deste decreto. Sua obra, seu compromisso e seu amor por nossa cidade o tornaram um legítimo representante da nossa identidade", finalizou.
A solenidade contou com a presença do secretário de Cultura de Agrestina, Josenildo Santos, do vereador Galego de Lajes (PSDB), familiares e amigos do homenageado. Como parte da homenagem, Raminho Xavier e João Lourenço realizaram uma apresentação conjunta de repentes, celebrando a cultura nordestina.
O poeta Jenerson Alves recitou versos em homenagem ao conterrâneo, afirmando que "há espaço para poesia na política. A política com poesia se torna mais humana, fraterna, traça horizontes de esperanças, de construção, de amanhã que nós todos almejamos", recitou.
João Lourenço da Silva, visivelmente emocionado, agradeceu a honraria. "Ando o Brasil todinho. Me sinto orgulhoso quando digo que venho para Caruaru. Esse título de hoje vai me engrandecer mais ainda, não sabia que ia me emocionar tanto recebendo esse título", confessou o repentista.
O vereador Galego de Lajes (PSDB) parabenizou o homenageado, destacando que "quem realmente tá de parabéns é a nossa cidade, em receber um filho tão ilustre, que leva o nome de Caruaru não só no nordeste, mas para o Brasil todo, levando nossa cultura popular".
Izabela Vitória, filha do homenageado, compartilhou sua emoção: "Pra mim ele sempre foi um grande cidadão, um grande artista, meu coração está pulando de alegria. Todos aqui estão presentes, podendo ver o quão bom ele é porque isso tudo veio por conta de sua bondade".
Trajetória do homenageado
Natural de Pilar, na Paraíba, João Lourenço da Silva nasceu em 10 de setembro de 1955 e construiu uma carreira dedicada à cultura do repente, levando a arte nordestina por todo o território nacional. Com mais de mil troféus conquistados em festivais, o artista sempre apresentou-se como "João Lourenço de Caruaru", cidade que adotou como sua.
Pai de quatro filhos, o repentista tem como premissa cantar com violeiros mais jovens para garantir a perpetuação da cultura do repente. Seu legado está enraizado no cenário cultural nordestino, tendo levado o nome de Caruaru para diversos cantos do Brasil através de sua voz e arte.
João Lourenço sempre defendeu a valorização profissional dos cantadores, lembrando que no passado a atividade era vista apenas como diversão, enquanto hoje reconhece-se seu potencial como meio de subsistência familiar.