Poder Legislativo recebe secretária de Políticas para Mulheres para divulgação de ações da pasta

por Equipe Comunicação — publicado 03/03/2023 09h40, última modificação 03/03/2023 09h40

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores de Caruaru recebeu, durante a sessão ocorrida nesta quinta (2), a secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco. Em sua fala na tribuna, ela divulgou as próximas ações da pasta — dentre elas, a Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio e à Violência contra a Mulher, que será realizada entre 2 a 8 de março e o retorno do programa Maria da Penha Vai às Escolas. No dia 8 de março, a secretaria realizará o evento Estação Mulher, com oficinas, apresentações culturais e prestação de serviços dirigidos ao público feminino. Luana também destacou o Centro de Referência da Mulher Maria Bonita, que atua no acolhimento das vítimas de violência doméstica.

Nelson Diniz (Cidadania) destacou a Lei nº 6.753/2021, originada a partir do projeto de sua autoria, que criou a Semana de Conscientização e Combate ao Feminicídio e à Violência contra a Mulher, além de enfatizar a importância da pauta. A vereadora Aline Nascimento (Cidadania) complementou chamando a atenção para a campanha do Março Lilás, que visa o combate ao câncer de colo de útero.

Questão Hídrica

Na tribuna, os vereadores Galego de Lajes (MDB) e Leonardo Chaves (PSDB) trataram da falta de abastecimento de água na zona rural. Galego requisitou um estudo para viabilização do abastecimento do 2º Distrito a partir da Barragem de Tabocas, que seria mais eficiente devido à proximidade — atualmente, o fornecimento da região provém da Barragem de Jucazinho.

Leonardo defendeu o aumento no número de carros-pipa para a zona rural até que se resolva o problema da falta de água. O decano da Casa também falou sobre a falta de planejamento da Compesa no fornecimento do 3º Distrito.

Saúde

O vereador Anderson Correia (PP) defendeu o credenciamento do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia) ao Sistema Único de Saúde estadual. De acordo com o parlamentar, a medida contemplaria a dimensão e importância do equipamento, que atende crianças de toda a região.

Cabo Cardoso (PP) também chamou atenção para as deficiências do sistema de saúde, em especial no atendimento para policiais. O vereador defendeu a abertura de novas UPAs especializadas para estes servidores em Pernambuco.

Em sua fala, o vereador Val Lima (União) chamou atenção para a falta de ajuste nos salários dos operadores de máquinas. O parlamentar falou da situação dos funcionários, que sofrem com a baixa remuneração e falta de motivação.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.