Poder Legislativo discute piso salarial de enfermeiros e cirurgiões dentistas, em audiência

por Comunicação — publicado 07/09/2022 07h38, última modificação 07/09/2022 07h38
Poder Legislativo discute piso salarial de enfermeiros e cirurgiões dentistas, em audiência

Foto: Vladimir Barreto

 

Em audiência pública, na terça-feira (06), a Câmara de Vereadores de Caruaru, juntamente com representantes do Poder Executivo e das categorias de enfermeiros, técnicos e cirurgiões dentistas, discutiram o reajuste do piso salarial dos profissionais da saúde. O debate partiu de proposituras dos gabinetes do presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) e Jorge Quintino (Solidariedade). 

Entre as questões trazidas pelos profissionais constava a suspensão por sessenta dias, para análise do impacto financeiro e de infraestrutura, do piso salarial da categoria. A medida foi tomada no domingo (04), pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). A classe questionou a secretária de saúde, Bárbara Florêncio, acerca do impacto da decisão do STF em Caruaru.

A secretária afirmou que a pasta tem mantido um diálogo aberto com as categorias e que o Executivo tem feito o possível para realizar o pagamento. Ela ainda ressaltou que o município tem, por lei, até janeiro para realizar o pagamento, mas que já estão sendo feitos os estudos de impacto financeiro. De acordo com ela, o piso em conjunto dos dentistas, enfermeiros e técnicos gera um impacto anual em torno de R$ 40 milhões e para enviar o PL para a Casa Legislativa é preciso, antes, identificar de onde vai sair a verba.

A dentista e diretora do Sindicato dos Odontologistas de Pernambuco, Zaira Patrícia Neri, destacou que a categoria luta por anos consecutivos e que é preciso reconhecer o esforço e trabalho da classe. “O piso não é um favor é lei”, ressaltou. 

“Nós cirurgiões dentistas tivemos que deixar nossos pacientes sem atendimento, precisamos mudar nosso itinerário e abdicar de alguns outros compromissos por conta de uma lei que não vem sendo cumprida”, disse o representante dos cirurgiões dentistas de Caruaru, Agostinho Santos.   

Bárbara declarou que conhece a luta dos cirurgiões dentistas desde 2017 e que a pasta, juntamente com o Executivo, está trabalhando dentro do possível para pagar o piso digno aos profissionais. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).