Poder Legislativo de Caruaru retoma trabalhos de 2023 com demandas da cidade

por Comunicação — publicado 03/02/2023 11h57, última modificação 03/02/2023 11h57
Poder Legislativo de Caruaru retoma trabalhos de 2023 com demandas da cidade

Foto: Vladimir Barreto

A Câmara de Vereadores de Caruaru realizou, na tarde de quinta-feira (2), a 1ª Sessão Ordinária do ano. Além de desejarem boas-vindas, os parlamentares discutiram os projetos a serem votados em 2023 e demandas por infraestrutura, saúde e segurança.

Em sua fala, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), destacou o trabalho realizado durante o recesso parlamentar: “Tenho certeza que todos aproveitaram a oportunidade para visitar as comunidades e os bairros, para ouvir a população e materializar em projetos de lei e proposituras”. O vereador Ricardo Liberato (PSDB) transmitiu a mensagem de saudação enviada pelo prefeito Rodrigo Pinheiro, que agradeceu a realização das sessões extraordinárias onde foram aprovados três projetos de lei do Poder Executivo.

Os parlamentares comemoraram projetos de lei que foram apresentados na sessão, como os PLs nº 9435 e 9436/2023, citados por Mano do Som (União), que instituem a obrigatoriedade de uma brigada de bombeiros em prédios da administração direta e indireta e ensino público e privado. Perpétua Dantas (PSDB) destacou o Censo da Pessoa com Deficiência (PL nº 9434/2023), além de citar o caso do incêndio na Casa de Acolhimento. A vereadora também apresentou um pedido de informação à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos acerca da situação jurídica das adolescentes vitimadas e da intervenção da Polícia Militar na noite anterior à tragédia. Nelson Diniz (CIDA) chamou atenção para a questão da iluminação e Kátia da Rendeiras (Republicanos) falou da necessidade de uma delegacia no bairro Rendeiras.

Questão hídrica

O fornecimento de água em Caruaru foi tema da fala de Anderson Correia (PP), que cobrou por participação da gestão municipal e da Compesa na solução dos problemas recorrentes na cidade. Mano do Som (União) complementou a fala, chamando atenção para os serviços realizados pela Compesa nos bairros Indianópolis e na Avenida Brasil que, segundo ele, prejudicaram o asfaltamento e calçamento.

Direito animal

Anderson Correia também reiterou a necessidade de um Hospital Público Veterinário em Caruaru e citou o caso da esporotricose em Caruaru: “De acordo com a Lei Federal 14.228/21, os animais acometidos por doenças tratáveis devem ser tratados, não eutanasiados. Precisamos cobrar pela aplicação da lei e por um centro de tratamento e ação por parte da gestão”. Em sua fala, o vereador Fagner Fernandes (PDT) também destacou a questão: “Se não é questão de controle de zoonoses pelo Ministério da Saúde, é bem-estar animal, cabendo à Prefeitura e à AME Animal fazer a recuperação da vida dos animais que estão com esporotricose”.

Desenvolvimento Rural

Filipe José (PTB) destacou a realização das reuniões para a construção do Plano de Desenvolvimento Rural e pediu por um trabalho conjunto de outras secretarias com a pasta de Desenvolvimento Rural. O vereador também alertou para a necessidade de manutenção das estradas de Maniçoba. A pauta das estradas também foi tema da fala de Leonardo Chaves (PSDB), que cobrou por melhorias nos sítios Malhada de Pedra e Serra Velha, e Aline Nascimento (CIDA), que também chamou atenção para a segurança na Zona Rural. Perpétua e Carlinhos da Ceaca (MDB) complementaram a fala da vereadora. Bruno Lambreta afirmou que irá oficializar o convite ao secretário de Desenvolvimento Rural, Manoel Junior, para debater os temas no plenário.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/