Poder Legislativo de Caruaru empossa equipe de assessoramento e consultoria jurídica, administrativa e de comunicação

por Herbeton Cesar Martins — publicado 19/01/2021 21h48, última modificação 19/01/2021 21h48
O ato de posse aconteceu no plenário da Casa e contou com a presença de vereadores, vereadoras e membros da Oab e Cespam.

Foto: Vladimir Barreto

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Bruno Lambreta (PSDB), deu posse na manhã desta terça-feira (19) a equipe de assessoramento e consultoria das áreas jurídica, administrativa e de comunicação da Casa, que são responsáveis pelos departamentos de controle interno, gestão administrativa e financeira, processo legislativo e assessoramento jurídico da Casa, assim como a superintendência de TV e rádio Câmara.

Na posse, estiveram presentes o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB, Fernando Junior, a vice-presidente da instituição, Lucia Cardoso, e o diretor geral do CESPAM, Bernardo Barbosa. Também marcaram presença as vereadoras Aline Nascimento, Kátia da Rendeiras e Mery da Saúde, e os vereadores Edmilson do Salgado, Mano do Som, Irmão Ronaldo, Jorge Quintino, Nelson Diniz, Maurício Caruaru, Cabo Cardoso, Anderson Correia e Isaac da Saúde.

A Casa Jornalista José Carlos Florêncio terá como Procuradora Geral a advogada Edilma Alves, além dos Consultores Jurídicos Geral e Executivo, José Ferreira de Lima Netto e Francisco Ferreira de Souza Júnior. Para a Superintendência da TV e rádio Câmara a escolhida foi a jornalista Risoni Santos. Já os cargos de Superintendente Geral de Administração e Controlador Geral, continuam sendo chefiados por Antônio Ademildo da Silva Tabosa e Ítallo Gustavo da Silva Cordeiro, respectivamente.

Atribuições

O Superintendente Geral de Administração tem a função de controlar a atuação dos órgãos de gestão administrativa, financeira, contábil e patrimonial da Casa e tem, sob sua coordenação, todos os departamentos da Câmara. O cargo continua sendo exercido por Antônio Ademildo Tabosa, que é servidor efetivo da Câmara desde 1998. O advogado já atuou como procurador geral do município de Caruaru - de forma interina, e foi secretário municipal de Administração e Fazenda.

A Controladoria Geral tem a missão de controlar a atuação dos órgãos de contabilidade, controle interno e orçamento legislativo. Assim como acompanhar as atividades financeiras e orçamentárias da Câmara, inclusive atualizando o Portal da Transparência. Quem vai gerir a pasta é Ítallo Cordeiro. Ele é formado em Direito pela Asces, Ciências Contábeis pela Uniderb, além de cursos complementares nas áreas de Gestão Pública e de Orçamento pela Escola de Contas Públicas, Fiam e Ibam.

A Procuradoria Geral da Casa é responsável por controlar a atuação do órgão de assessoria e representação jurídica do Legislativo, exercendo as suas funções em conjunto com a Consultoria Jurídica Legislativa. A função será desenvolvida pela advogada Edilma Alves Cordeiro, graduada em Direito pela Faculdade de Direito (FADICA) e pós-graduada em Direito Civil e Empresarial pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFPE).

Já o Consultor Jurídico Geral tem a função de controlar a atuação dos órgãos de Consultoria jurídica e de Apoio Legislativo da Câmara. O comando será do advogado José Ferreira de Lima Netto, que possui graduação em Ciências Jurídicas pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), pós-graduado em Direito Corporativo – coordenado pelo IBMEC no Rio de Janeiro e curso complementar de conhecimento – da Especialização em Direito Processual Civil na Pontifícia (Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

A Consultor Jurídico Executiva ficou sob a responsabilidade do também advogado Francisco de Souza Junior, que é graduado em Direito pela Asces, pós-gradudado em Direito público pela Faculdade Professor Damásio de Jesus (FPDJ) e em ciências criminais pelo Asces.

Por fim, a Superintendência do Núcleo de Rádio e TV Câmara tem o objetivo de coordenar as atividades da TV e rádio da Casa. A atividade será desempenhada por Risoni Santos, formada em comunicação social com habilitação em jornalismo pela Favip e pós graduada em assessoria de Comunicação. Ela também é radialista e blogueira, somando mais de vinte anos de trabalho em rádios da região e capital pernambucana, com experiência em assessoria de imprensa, produção de TV e reportagem com passagens pela TV Asa Branca e Tv Pernambuco.