Poder Legislativo de Caruaru comemorou emenda destinada ao ICIA, que é fruto de propositura da Casa

por Fernanda Lira — publicado 21/03/2024 20h40, última modificação 21/03/2024 20h37
Colaboradores: Risoni Santos
Instituto do Câncer Infantil do Agreste receberá um investimento de R$200 mil para as crianças acometidas com câncer

Foto: Vladimir Barreto

Os parlamentares debateram, nesta quinta-feira (21), sobre violência contra mulher, agricultura e encanação de água na zona rural, entre outras pautas, na Câmara Municipal.

Neste Dia Mundial da Infância, Anderson Correia (PP) comemorou a emenda do deputado federal Eduardo da Fonte (PP - PE), que destinará R$200 mil para o Instituto do Câncer Infantil do Agreste - ICIA. “Essa vitória é nossa”, expressou o parlamentar, ao dizer que a propositura partiu dele, mas a Casa aprovou. O parlamentar disse ainda: “Aprendi muito naquela instituição”, ao relembrar os anos em que foi assessor de imprensa do ICIA, que está entre as 100 melhores ONGs (Organizações Não Governamentais) do Brasil.

Violência contra mulher

A vereadora Perpétua Dantas (PV) registrou um voto de aplausos à equipe de coordenação da Faculdade Integrada CETE (FIC), de Garanhuns (PE), pela realização da cartilha intitulada de “Respeito às Mulheres em meio às lutas pela igualdade de gênero”. O objetivo da ação é abordar questões ligadas à segurança e dignidade femininas, como, por exemplo, a conscientização da diferença entre abuso, importunação e assédio sexual. Representantes da instituição estiveram presentes na reunião e foram parabenizados, também, pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB).

Sítio Lagoa de Pedra

Filipe José (PRD) também registrou na tribuna um voto de aplausos. A proposta contempla a Comunidade Católica São José, do Sítio Lagoa de Pedra, que completou 58 anos de fundação, comentou o vereador.

Agricultura

Outra pauta levantada por Filipe e reforçada por Leonardo Chaves (PSDB) foi a aração do solo, na zona rural. “Não adianta distribuir sementes, se não aram as terras das pessoas”, afirmou o decano da Casa, ao alegar que o problema acomete os agricultores desde o ano passado, por falta de planejamento do Executivo. Leonardo destacou ainda que o Segundo Distrito é “o sertão de Caruaru” e, por isso, precisa que o solo seja arado o mais rápido possível, após um dia de chuva.

Água

O vereador Maurício Caruaru (PODE) falou, entre outras questões, sobre seu requerimento que pede um poço artesiano comunitário no Sítio Riacho do Veado e outro no Sítio Saguim. “Quero dizer a todos que estão assistindo, que estamos pedindo a governadora Raquel Lyra e também à Secretaria Rural do município, uma perfuratriz - máquina que permitirá a perfuração do poço”, explicou Maurício.

Leonardo e Lambreta também comentaram o assunto, criticando a desatenção do Executivo diante da necessidade de encanação de água na zona rural, que é constantemente cobrada na Casa, há anos. “Falta boa vontade”, disse o decano.

Na sessão, Fagner Fernandes (PDT) usou a tribuna para reforçar seu compromisso em trabalhar com honestidade para Caruaru.

Acompanhe as atividades da casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. A próxima sessão ordinária será na terça-feira (5). Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.