Planos que miram o saneamento básico e a saúde da Capital do Agreste são promovidos na Casa Legislativa de Caruaru

por Thayna Leite Estagiária de Jornalismo(com supervisão de Catiane Damas) — publicado 26/04/2019 07h00, última modificação 02/05/2019 11h57
Aproximadamente 23 requerimentos sobre melhorias no saneamento básico da cidade de Caruaru foram abordados na seção ordinária desta quinta-feira (25). Revitalização urbana e projetos de leis voltados para o avanço da saúde pública também estiveram em questão

O dilema com as ruas esburacadas e esgotos estourados pode virar tema de Audiência Pública na Câmara

O transtorno com o saneamento básico na Capital do Agreste tem sido um tema abordado com frequência na Câmara Caruaru. Preocupado com a situação, o edil Fagner Fernandes (Avante) solicitou a realização de uma Audiência Pública com a participação da Companhia Pernambucana de Saneamento Compesa, do Poder Executivo de Caruaru e do Ministério Público para discutir sobre a quem pertence a responsabilidade de solucionar o problema de esgotos estourados em Caruaru e apontar soluções urgentes.

Proposta por mais transparência sobre o destino das verbas públicas é esboçada no Plenário
Ainda sobre melhorias na urbanização de Caruaru, o Projeto de Lei Nº /2019 de autoria do Vereador Daniel Lula Finizola (PT) busca a exposição de publicações trimestrais do cronograma de pavimentação dos logradouros públicos do município de Caruaru realizados pelo Poder Executivo. A ideia é de que o cronograma seja divulgado no site oficial e/ou no diário oficial do município administrado pela prefeitura de Caruaru. A representação gráfica de datas, etapas e prazos, serão divididos em três grupos: I – Obras concluídas; II – Obras em Andamento; III – Obras Previstas.

O cronograma deve contar com informações básicas, como o nome da rua, bairro, extensão da via, data do início da obra e a data do encerramento da Obra. A intenção da proposta do vereador, é de que a população possa ter mais acesso as informações sobre a destinação das verbas públicas do município.

Projeto de Lei apresenta inovações que visam a prevenção e combate ao diabetes infantil
O projeto de lei de nº 8143 de 2019, de autoria do vereador Cecílio Pedro (MDB), propõe que haja uma rotina de exames semestrais para prevenção e combate ao diabetes na infância no município, a fim de promover a prevenção e o combate ao diabetes infantil nas escolas públicas municipais.
Com a supervisão da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru, os grupos da educação infantil e fundamental serão acompanhados e os alunos diagnosticados com diabetes por meio da análise dos níveis de glicemia no sangue, após a autorização dos pais, serão inseridos nos programas de combate ao diabetes, como Núcleo de Controle de Hipertensão e Diabetes.

Vereador solicita ao poder público municipal mais atenção ao trabalho voluntário no tratamento do Câncer realizado em Caruaru

O parlamentar Fagner Fernandes (Avante) apresentou o requerimento de nº 997 para que viabilizem concessão de um apoio financeiro a Liga Feminina de Combate ao Câncer.
A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caruaru é uma instituição Filantrópica, beneficente e sem fins lucrativos. A Liga possui um corpo de voluntárias engajadas no auxílio aos pacientes que fazem tratamentos contra o Câncer em hospitais de Caruaru. Sediada no bairro do Salgado. Graças ao empenho dessas profissionais, os pacientes e acompanhantes são acolhidos e recebem hospedagem, refeições, transporte e todo suporte necessário para que possam realizar os tratamentos. Todas as atividades são gratuitas e a Liga recebe na Casa, homens e mulheres que estão em tratamento de quimioterapia e radioterapia. Para o propositor do requerimento, como se trata de um trabalho filantrópico de grande importância para o município, a Liga Feminina de Combate ao Câncer merece todo apoio e incentivo para que possa continuar esse trabalho e poder ampliá-lo. Por essa razão, há a necessidade de especial atenção do Poder Executivo Municipal.