Planejamento familiar e mobilidade urbana são pautas da sessão desta quinta-feira (9)

por Equipe Comunicação — publicado 09/03/2023 21h35, última modificação 09/03/2023 21h35

Foto: Vladimir Barreto

A 10ª Sessão Ordinária de 2023 no Poder Legislativo de Caruaru contou com diversas declarações e sugestões dos parlamentares para o dia-a-dia dos cidadãos. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), solicitou uma audiência pública para debater a Lei 14.433/2022, que altera regras para o oferecimento de métodos e técnicas contraceptivos, principalmente para as cirurgias de laqueadura e vasectomia, que não necessitam mais da aprovação do cônjuge. O vereador destacou que o planejamento familiar deve ser debatido junto com a população e a imprensa, contando com a participação de autoridades municipais e estaduais.

Perpétua Dantas (PSDB) sugeriu a realização de uma audiência pública para tratar da segurança viária em Caruaru, que enfrenta um número expressivo de acidentes graves de trânsito, além da deficiência de equipamentos de segurança. Em sua fala na tribuna, Anderson Correia (PP) defendeu a criação de uma Comissão de Mobilidade Urbana no Poder Legislativo, citando as dificuldades da população para acessar os meios de transporte público.

Filipe José (PTB) falou sobre a necessidade de uma parceria com profissionais de saúde e a prefeitura para garantir a gratificação dos trabalhadores da vigilância sanitária e o adicional por insalubridade para os agentes de saúde. O vereador comentou que este adicional será agora instituído como 20% do piso da categoria e que, em breve, o Executivo enviará o projeto para votação na Casa.

Fagner Fernandes (PDT) cobrou a prática da lei que institui multa para quem abandona animais. Segundo o vereador, esta é uma parte fundamental para o controle populacional em Caruaru. Aline Nascimento (Cida) citou a reunião com diretores da Compesa, que afirmaram o compromisso com o abastecimento de água na zona rural.

A vereadora Perpétua Dantas pediu a regularização do serviço de entrega de cestas básicas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da zona rural. A parlamentar solicitou ainda a criação de um Conselho de Direitos Humanos em Caruaru e um mutirão com o Cras e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no loteamento Novo Mundo, que, segundo ela, vem sofrendo com problemas sociais.

A segurança pública também foi pauta na tribuna. Cabo Cardoso (PP) citou a necessidade de patrulhas rurais e as condições de trabalho da polícia militar. Mano do Som (União) denunciou uma casa abandonada na rua Silvino Macedo, que está atraindo práticas libidinosas.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.