Personalidades que atuam na promoção da equidade e enfrentamento à violência de gênero são homenageados nesta segunda (26)
A sede do Poder Legislativo de Caruaru foi palco para uma noite de valorização e reconhecimento, ocasião em que dois profissionais que atuam na luta por justiça, direitos humanos e equidade de gênero tiveram suas trajetórias enaltecidas com a entrega de Medalhas de Honra ao Mérito. As honrarias à delegada Sara Gouveia e ao Professor Benedito Leite Jr foram propostas pela ex-vereadora Perpétua Dantas durante seu mandato anterior e aprovada pelo plenário da Casa.
A solenidade foi presidida pelo vereador Professor Jorge Quintino (PODE) e secretariada pelo vereador João Neto (PSD).
A 4ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), em Caruaru, foi homenageada com a Medalha de Honra ao Mérito “José Rodrigues de Jesus”, representada pela delegada Sara Gouveia. O docente Benedito Leite de Souza Júnior foi homenageado com a Medalha José Condé
Durante a cerimônia, Perpétua reforçou a importância de reconhecer o trabalho das instituições e de seus representantes enquanto estão em plena atividade. “Hoje é um dia diferente nesta Casa. Vocês trazem, com a presença de vocês, com a história e o legado de vocês, duas lutas muito importantes que se conectam diretamente”, disse, comentando a necessidade de haver um letramento de gênero para transformar a realidade social das pessoas.
Em entrevista ao Poder Legislativo, Sara Gouveia destacou a relevância da homenagem.
“Estou muito honrada e feliz, principalmente por ter vindo por indicação de doutora Perpétua, que é uma pessoa muito guerreira, muito comprometida com a causa da mulher. É motivo de orgulho representar a Delegacia da Mulher de Caruaru, com nossos bons números e nossa afetividade na política de combate à violência contra a mulher”, afirmou.
A Medalha “José Condé” foi entregue ao educador e ativista Benedito Leite de Souza Júnior, também por proposição da ex-vereadora Perpétua Dantas. Reconhecido pelo trabalho em defesa dos direitos das populações LGBTQIAPN+ negras e periféricas, Benedito emocionou o público com suas palavras.
“Estou aqui recebendo, não em meu nome, não é uma encomenda apenas pessoal, mas eu trago nos ombros o peso e a responsabilidade de toda uma luta coletiva de gerações de pessoas que me receberam, que deram suas vidas, que morreram, que passaram por todo o processo histórico de negação, de invisibilização das suas existências, de subnegação, de subalternização dos seus corpos. E, por causa disso, sofreram todo o processo violento, histórico, descredibilização, enfim. Então, estou aqui com o coração muito alegre, expectativa de colocar o meu nome nos anais da cidade de Caruaru como uma pessoa, um professor, um educador que é imbuído desses ideais de luta pela equidade, pelo respeito, sonhando uma Caruaru onde todos e todas possamos conviver em harmonia, com respeito, com alegria, com amor, com dignidade, com integridade”, declarou.
A sessão contou com a presença de diversas autoridades civis e representantes de instituições públicas e movimentos sociais. Entre elas: o coronel Gleydson Carvalho, assessor especial da vice-governadora de Pernambuco; Luana Marabuco, secretária da Mulher de Caruaru; Cláudia Xenofonte, defensora pública da Vara de Violência Doméstica de Caruaru; tenente PM Dayana Isabelle, comandante da Patrulha Maria da Penha e gestora do Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimentos de Ordens Judiciais (NIOJ); Jimena Gouveia, delegada aposentada da Polícia Civil; Kariny Oliveira, coordenadora de Formação Sociopolítica da Secretaria da Mulher de Caruaru; Adriele Penedo, coordenadora de Justiça e Proteção da Secretaria da Mulher; e Andreia Deloizi, representante da Associação Gilda PRETA e presidenta da ABRAFE.
Biografia dos homenageados
Sara Gouveia - Sara Gouveia é Delegada Titular da 4ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Caruaru (4ª DEAM), unidade da Polícia Civil de Pernambuco. Com mais de 15 anos de atuação na Segurança Pública, Sara lidera uma equipe dedicada ao combate à violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas. Desde que assumiu a chefia da delegacia em 2022, após a conquista da sede própria no bairro Universitário, tem fortalecido o atendimento humanizado e eficiente às vítimas.
Sob sua liderança, a 4ª DEAM se tornou referência estadual, com mais de duas mil mulheres atendidas apenas em 2023, quase 1.200 medidas protetivas remetidas à Justiça, além de dezenas de prisões e apreensões de armas. A unidade recebeu prêmios da DIRESP, sendo destaque na conclusão de inquéritos e no enfrentamento à violência armada. Sara coordena um time de 18 policiais civis e responde pelo plantão que abrange 12 municípios da 14ª Área Integrada de Segurança.
Benedito Leite - Benedito Leite de Souza Júnior é educador, religioso e ativista dos direitos humanos. Licenciado em Letras (Português/Inglês), é Mestre em Educação Contemporânea, pós-graduando em Educação Intercultural Indígena-Quilombola Antirracista e aluno especial no Doutorado em Educação Contemporânea. Nascido em Patos (PB), reside em Caruaru desde 2014, onde atua como professor da rede estadual e se engaja fortemente em ações voltadas à população LGBTI+.
Ex-monge beneditino, Benedito estudou Filosofia e Teologia no Brasil e nos Estados Unidos, além de ter sido monitor de Latim na PUC-SP. Ordenado presbítero da Igreja Anglicana do Brasil, desenvolve trabalho pastoral voltado a grupos historicamente marginalizados, com foco no diálogo inter-religioso.
É fundador e coordenador do Núcleo de Estudos de Gênero Robeyoncé Lima, além de vice-presidente da Associação LGBTIAPNB+ Gilda Preta e membro colaborador da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra e Indígena da OAB/PE. Tem participação ativa em conselhos e fóruns voltados à cidadania LGBTI+ e combate à violência de gênero.