Pauta extensa e homenagem na reunião pública ordinária

por Victor Vargas — publicado 10/03/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h53

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, às 20h desta quinta-feira (10), a 10ª reunião pública ordinária da 3ª sessão legislativa. Em pauta, a discussão e votação de 115 proposituras – 110 requerimentos e cinco indicações. Dos 110 requerimentos que serão votados hoje, 61 são reiterações. Entre elas, a do vereador Tenente Tiburcio (PMN), que solicita de novo terraplanagem na estrada dos sítios Lajes e Zamba, e as do vereador Jajá (também do PMN), que reivindica instalação de lixeiras na Feira da Sulanca, construção de escola no Sítio Encanto, no Distrito Industrial, e transformação da Rua São Sebastião em área exclusiva para pedestres.

Também reiterando requerimento o vereador Lula Tôrres (PR), que solicita levantamento topográfico e câmeras de monitoramento na Vila Peladas e que a prefeitura envie projeto de lei propondo desconto de 5% no IPTU para quem adotar uma árvore. Já o vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) apela pela construção de ponte ligando os bairros São Francisco e Caiucá, e o vereador Leonardo Chaves (PSD), presidente da Casa, reivindica lavanderia pública em Serra Velha, calçamento e demais obras complementares de urbanização na Rua 34 (Cidade Jardim), na Avenida Transcontinental (Nova Caruaru), na Avenida Edvaldo Bastos de Oliveira (Indianópolis), Rua José Clemente de Souza (Cachoeira Seca) e na Praça Emídio Aureliano de Souza, até a entrada do Jiquiri, e na ladeira da Ameixa, entre Malhada de Pedra e Serra Velha.

Entre os demais requerimentos, destaque para os do vereador Eduardo Cantarelli (sem partido), que pede implantação de restaurante popular e tradução das placas indicativas dos pontos turísticos de Caruaru para inglês e espanhol, e o do vereador Sivaldo Oliveira (PP) reivindica a instituição da presença de doulas nas maternidades de Caruaru. Por sua vez, o vereador Nino do Rap (DEM) solicita a divulgação dos projetos sociais na Rua da Matriz, no centro da cidade, enquanto que o vereador Jajá demanda limpeza nos locais com focos de mosquitos transmissores de doenças, conforme protocolado no MPPE, e instalação de células captadoras de energia solar nas escolas do município, e o vereador Marcelo Gomes (PSB), reitera requerimento para patrulhamento policial no entorno das instituições de ensino superior.

Em votação também pedido do vereador Edjailson da Caru Forró para a retomada das obras de construção da Praça Euclides de Queiroz e a construção do Centro de Formação Atlética do Agreste, enquanto que o vereador Jajá apresenta requerimento solicitando construção de edifício-garagem e intensificação da fiscalização da Destra na área dos Guararapes. Ainda dentre os requerimentos que serão apresentados hoje destaque para o do vereador Tenente Tiburcio, pedindo implantação de praça de táxi no São João da Escócia, e o do vereador Leonardo Chaves, para revitalização da Praça de Cachoeira Seca.

A súmula prevê ainda a votação de cinco indicações, que são proposituras direcionadas a órgãos fora da esfera municipal. O vereador Edjailson da Caru Forró defende a disponibilização de saques de conta-salário e poupança nos bancos 24h dos supermercados de Caruaru, enquanto que o vereador Ranilson Enfermeiro (PTB) solicita construção de creche estadual no Alto do Moura; eo vereador Lula Tôrres, escola de ensino médio na Vila Peladas. Ainda dentre as indicações, tem duas do vereador Alecrim (PSD), que reivindica ampliação das delegacias de polícia em Caruaru e conserto na PE-120, no trecho compreendido entre a BR-232 e a BR-104.

Homenagem – A reunião desta noite terá um momento solene com a entrega da Medalha de Honra ao Mérito Álvaro Lins à bailarina Sinara Kataline, propositura do vereador Alecrim.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser consultada no Portal da Câmara.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara