Parlamento da Casa se dividiu entre críticas e cobranças a diferentes instâncias do Poder Executivo

por Fernanda Lira — publicado 05/03/2024 23h25, última modificação 12/03/2024 18h13
Colaboradores: Catiane Damas
Dificuldade de diálogo com algumas secretarias foi apontada em sessão ordinária
Parlamento da Casa se dividiu entre críticas e cobranças a diferentes instâncias do Poder Executivo

Foto: Vladimir Barreto

O Poder Legislativo de Caruaru discutiu, nesta terça-feira (05), pautas ligadas à infraestrutura, cultura, serviços públicos e outras questões. Foram apresentadas na tribuna, reclamações acerca dos serviços prestados pelo Poder Executivo.

Fagner Fernandes (PDT) fez críticas à postura da prefeitura diante do projeto de lei que propôs sobre a regulamentação de shows públicos no São João de Caruaru, discutido na última sessão ordinária. Apesar de concordar em retirar o PL da pauta e reavaliá-lo, Fagner relembrou que o projeto recebeu parecer jurídico e foi aprovado em primeira discussão pelo parlamento. E enfatiza a importância da independência dos Três Poderes, que a seu ver foi maculada ali. Além disso, lamentou falta de um diálogo direto com ele, uma vez que é o autor do projeto.

Feira da Sulanca 

Val Lima (PL) retomou o assunto sobre condições do espaço em que os trabalhadores comercializam na Feira da Sulanca. O parlamentar defendeu que já ouviu inúmeros relatos de problemas por falta de sensibilidade do capitão responsável em gerenciar o polo comercial. Val ainda fez críticas à associação existente na feira, que, segundo ele, não cumpre seu papel e aproveitou para convidar os vereadores para ir à feira, na próxima segunda-feira, às 11h, algo que foi bem recebido pela turma. 

Cultura

Lula Torres (PSDB) usou a tribuna para exaltar a cultura caruaruense. “Nós temos um patrimônio rico de artistas, ceramistas…”, afirmou o parlamentar, ao parabenizar todos aqueles que atuam na produção cultural local. Além da classe, Lula também parabenizou o atual presidente da Fundação de Cultura do município, Hérlon Cavalcanti, por seu trabalho prestado a Caruaru e foi acompanhado na menção pelos colegas presentes que também reconheceram na figura do Heron a competência, empatia e sensibilidade frente a Fundação. 

Serviços Públicos

Anderson Correia relatou problemas em diferentes bairros sobre “a falta de planejamento em relação a execução de serviços públicos”. Na sessão, Anderson mostrou imagens do bairro Luiz Gonzaga, onde a falta de capinação em diferentes ruas restou comprovada e alegou que o problema também afeta o bairro Nina Liberato. O vereador pediu atenção por parte da Secretaria de Serviços Públicos ao que expôs. 

Além disso, a constante queda de energia relatada por moradores do Luiz Gonzaga pontuou a fala do vereador, que pediu esclarecimentos à CELPE - Companhia Energética de Pernambuco. Kátia da Rendeiras (SOLIDARIEDADE) afirmou que as quedas também estão acontecendo acentuadamente no bairro Nova Caruaru. “Se tem que ter expansão de rede, que se faça! Agora, o povo de Caruaru não pode ficar sofrendo”, expressou Anderson.

Carlinhos da Ceaca (MDB) fez críticas aos serviços desempenhados pelo novo diretor da Compesa, o qual não tem, de acordo com o vereador, cumprido seu papel de escuta para resolver as questões demandadas da cidade. “A melhor coisa do mundo é o diálogo”, concluiu.

Leonardo Chaves (PSDB) explicou que a construção de determinadas obras está afetando, há muito tempo, o acesso da segunda via da Avenida Brasil e alegou descuido por parte da prefeitura com a questão.

Segurança Pública

O decano da Casa falou, ainda, sobre roubos ocorridos no Indianópolis. “Será que essa cidade não tem mais autoridade?”, indagou o vereador, após relatar diferentes situações de arrombamentos a casas no local e que, segundo ele, são cada vez mais frequentes devido à clara percepção de impunidade.

Zona Rural

Filipe José (PTB) também falou sobre demandas do Nina Liberato, particularmente de passagens molhadas que atrapalham a vida dos moradores. “Uma poça d'água [..] todo dia afundando mais”, expressou o vereador, ao pedir que a comissão de obras da Casa faça uma visita ao local. Outra questão apontada por Filipe foi sobre a falta de consenso entre as Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Obra para resolver a situação de um trecho, que liga a zona rural ao bairro mencionado, e que precisa de manutenção. 

Galego de Lajes (MDB) também lamentou as dificuldades enfrentadas na resolução dos problemas ligados à zona rural, particularmente nos serviços de obras, que de acordo com o mesmo, são cada vez mais precários.

Já o vereador Mauricio Caruaru (PODE) usou a tribuna para fazer agradecimentos pela obra que está sendo finalizada na estrada que liga Serra Velha ao Sítio Saguim. 

Semana da Mulher

Além disso, o parlamentar aproveitou para saudar suas colegas parlamentares como referência a todas as mulheres caruaruenses, nesta semana em que é comemorado o dia da mulher - sexta-feira (8).  

A próxima sessão ordinária acontecerá na quinta-feira (7).

Acompanhe ao vivo pela TV Câmara, canal 22.2, e também no Youtube e Facebook do Poder Legislativo.Para conferir o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL, basta acessar: https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.