Parlamentares votam três projetos de lei e recebem ex-presidenta do Comae na sessão desta terça-feira (22)

por liviafportela — publicado 23/06/2021 08h10, última modificação 23/06/2021 09h13
Colaboradores: Dyego Mendes
Parlamentares votam três projetos de lei e recebem ex-presidenta do Comae na sessão desta terça-feira (22)

Foto: Vladimir Barreto

As vereadoras e vereadores se reuniram na última terça-feira (22) para mais uma sessão plenária virtual. Confira os nossos destaques:

Votaram o Projeto de Lei nº 8785/2021 de propositura do parlamentar Irmão Ronaldo (PROS) que institui na cidade de Caruaru, o Dia Municipal do Coletor de Lixo. De acordo com a justificativa do projeto, o PL visa refletir sobre o trabalho desses grandes profissionais que são invisibilizados por parte da sociedade. As vereadoras e vereadores presentes na plenária se manifestaram favoráveis ao projeto e elogiaram a propositura do parlamentar Ronaldo. 

Na sessão foi votada e aprovada por unanimidade a Indicação nº 211/2021, propositura coletiva que solicita a permanência do funcionamento da Primeira Câmara Regional de Caruaru. A indicação foi feita ao Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o Desembargador Fernando Cerqueira. 

A ex-presidenta do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (Comae), Rosineide Mota também esteve presente na sessão, atendendo ao requerimento do vereador Fagner Fernandes (PDT).

A ex-chefe do referido conselho prestou contas de seu mandato e esclareceu algumas questões com relação à fiscalização e o controle social das escolas municipais. 

Falta de estrutura nas cozinhas das escolas da Zona Rural e o pouco diálogo por parte da Secretaria de Educação do município com o Comae também foram comentados. De acordo, com Rosineide, o Conselho, assim como outros do município, atualmente sofre com falta de estrutura física e pessoal adequadas ao seu funcionamento. Pede que os parlamentares apoiem tais órgãos, pois são imprescindíveis ao bom funcionamento da gestão municipal. 

Também foi votado o Projeto de Lei nº 8722/2021 que prevê a proibição de cirurgias com finalidades estéticas em animais. Procedimentos como: cordoblastia; caudectomía; ergotectomia; conchectomia e onicoplastia ficam vedados em âmbito municipal caso o PL seja aprovado. A propositura é do parlamentar Fagner Fernandes (PDT) e foi aprovada por unanimidade. 

Além desses, o Projeto de Lei nº 8768/2021 do vereador Anderson Correia (PP) que visa a instituição da Semana de Conscientização da Síndrome de Down, também foi aprovado por unanimidade. De acordo com Correia, é preciso conscientizar e ampliar o conhecimento da sociedade sobre os cidadãos com Síndrome de Down. 

Acompanhe as atividades da Casa Jornalista José Carlos Florêncio e confira o andamento de todas as matérias que tramitam no Legislativo de Caruaru através da TV Câmara, canal 22.2, e pela página do Poder Legislativo de Caruaru.


registrado em: ,