Parlamentares voltam a cobrar empresa por melhorias na iluminação de Caruaru

por Comunicação — publicado 28/02/2023 21h37, última modificação 28/02/2023 21h37
Parlamentares voltam a cobrar empresa por melhorias na iluminação de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

A iluminação pública foi o tema principal da Sessão Ordinária desta terça-feira (28) na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Os parlamentares voltaram a criticar os serviços da empresa terceirizada Enel X, contratada por meio de parceria público-privada para gerenciar o serviço de iluminação de Caruaru. Dentre as principais denúncias, estão a demora nas trocas de lâmpadas, a falta de diálogo e a inaptidão geral da empresa.

O vereador Ranilson Enfermeiro (PSDB) apontou a presença de lâmpadas apagados no Alto do Moura, José Carlos de Oliveira e Barra de Taquara, além de reclamar que a empresa não realiza a manutenção dos braços dos postes de luz — problema também apontado por Mery da Saúde (PSD). Lula Tôrres (PSDB) diz que catalogou mais de 60 postes apagados na zona rural e ainda não obteve retorno da Enel X.

Jorge Quintino (SD) pediu para que a Procuradoria Municipal e a Secretaria de Serviços Públicos tomem providências diante do trabalho da Enel X e das empresas terceirizadas. O vereador Val Lima (União) sugeriu a realização de uma reunião entre os parlamentares, a prefeitura e os representantes da empresa. O presidente da Casa Bruno Lambreta (PSDB) informou que encaminhou um ofício solicitando a realização deste encontro para o dia 14 de março.

Causa Animal

O vereador Anderson Correia (PP) exibiu uma reportagem da TV Asa Branca que denunciou ataques de animais de rua a transeuntes, cobrando ao município a realização de castrações para que haja o controle populacional destes animais.

Infraestrutura

Leonardo Chaves (PSDB) utilizou a tribuna para pedir mais atenção na manutenção dos esgotos no bairro Indianópolis. Segundo ele, os últimos consertos dos esgotos estourados são de má qualidade e se desfazem pouco tempo depois de realizados. O vereador também apontou negligência da Locar, empresa responsável pela limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos. A vereadora Kátia da Rendeiras (Republicanos) realizou um aparte para expressar o descontentamento da população com a falta de varredores de rua, que vem acarretando no acúmulo de lixo na cidade.

Cabo Cardoso (PP) agradeceu a Secretaria de Serviços Públicos pela ação de limpeza em ruas dos bairros Salgado e São João da Escócia, além de falar sobre a situação da rua São Vicente Férrer, no Jardim Panorama, citando o requerimento do vereador Irmão Ronaldo (PROS) que solicita melhorias na estrutura. Bruno Lambreta (PSDB) informou que as ações e o asfaltamento serão realizados pela Secretaria de Obras. Val Lima também falou sobre o saneamento e manutenção de ruas e estradas no município.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.