Parlamentares repercutem as denúncias sobre o transporte de alunos da rede de ensino municipal

por Comunicação — publicado 11/02/2022 09h10, última modificação 16/02/2022 09h01

Foto: Vladimir Barreto

Em reunião plenária na quinta-feira (10), vereadoras e vereadores discutiram sobre as denúncias e irregularidades apontadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante abordagem aos veículos que prestam serviço à rede municipal de educação. Jorge Quintino (PTB) afirmou o compromisso do Legislativo em buscar a verdade dos fatos apresentados. "A Comissão de Educação, Cultura e Esportes acompanha e fiscaliza de perto, passo a passo, no que se refere ao transporte escolar e a possível má gestão do serviço. Prestar serviços de transporte de qualidade para os alunos de Caruaru é uma obrigação e não compactuamos com eventuais irregularidades.", concluiu. Perpétua Dantas (PSDB) comentou sobre seu requerimento nº 281/22 que convoca o secretário de educação e funcionários responsáveis pelo transporte a comparecerem à Câmara e prestarem os devidos esclarecimentos.

O parlamentar Carlinhos da Ceaca (MDB) denunciou a dificuldade de ser atendido pela Secretaria de Obras do município. Galego de Lajes (MDB) corroborou a fala e expôs o atraso e falta de atendimento do secretário de obras. "Quantas vezes será necessário eu pedir nesta tribuna para que se cumpram os prazos e os pedidos? Fico indignado com tamanha lentidão na execução das obras em Caruaru, e enquanto isso, o povo sofre.”, afirmou Galego. Ainda no tema, Val Lima (PSL) e Anderson Correia (PP) concordaram com o exposto. Correia ainda expressou sua preocupação com a situação do bairro Luiz Gonzaga, onde a Compesa e a Secretaria de Obras não cumprem as obrigações. “A população reclama de esgoto e ruas esburacadas e não há nenhuma movimentação do poder público para as melhorias da localidade.”, disse Correia.

Ranilson Enfermeiro (PSDB) comentou sobre as obras na Escola Mestre Vitalino e entornos, onde parabenizou a prefeitura pela conclusão do projeto. Lula Torres (PSDB) repercutiu os projetos concluídos na Vila de Peladas e região. Torres lembrou do calçamento de mais de 2 quilômetros de ruas na localidade, ampliação do número de vagas da creche municipal e a troca das lâmpadas dos postes de iluminação. "Me sinto feliz, juntando nossos mandatos, de cada um dos parlamentares, de ver essas mudanças ocorrendo para o bem estar da população.", afirmou.

Fagner Fernandes (PDT) destacou na tribuna seus requerimentos a serem votados. Fernandes pediu a disponibilização e distribuição de coleiras para serem usadas em cães, para coibir a disseminação da leishmaniose visceral. Também pediu a realização de Audiências Públicas para promover o Bem Estar Animal e para controlar as zoonoses nos animais de rua.

Ainda na reunião, os edis aprovaram 80 requerimentos e indicações e foram apresentados 85 novos Projetos de Lei, Projetos de Lei Complementar, Projetos de Decreto Legislativo, requerimentos e indicações, com destaque ao PL nº 9223/2022, que institui a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar Municipal, para arcar com os custos de alimentação e transporte de cada vereador. A verba não será obrigatória e só será paga se o parlamentar fizer a solicitação. A lei também instituirá verba de representação para a presidência da Câmara. O projeto segue para os trâmites formais do Legislativo.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).