Parlamentares falam sobre albergue para pessoas em situação de rua e Comissão para Feira da Sulanca

por LaisGuedes — publicado 02/05/2023 21h09, última modificação 02/05/2023 21h09
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos

Foto: Vladimir Barreto

A mudança do local do serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas e Famílias em Situação de Rua, o albergue municipal, foi um dos temas da sessão plenária de hoje (2). A Mesa Diretora do Poder Legislativo de Caruaru também anunciou a formação da Comissão Especial para tratar sobre a Feira da Sulanca, que será presidida pelo vereador Lula Tôrres (PSDB).

O vereador Leonardo Chaves (PSDB) voltou a falar sobre a segurança pública no bairro Indianópolis, que, segundo ele, sofre com a presença de malfeitores infiltrados no Albergue Municipal e nas dependências do Programa Atitude, coordenado pelo Governo do Estado. O vereador defendeu uma maior seleção das pessoas atendidas, para que se previna a entrada de bandidos que passam a realizar arrombamentos e assaltos na região. Em um aparte, a vereadora Perpétua Dantas (PV) disse que é possível descobrir os indivíduos que têm mandado de prisão em aberto antes de serem acolhidos pelos programas.

Com o anúncio da mudança do albergue para a rua Saldanha da Gama, onde está localizado o Centro de Produção de Alimentos, os vereadores expressaram preocupação com o fechamento do equipamento. Fagner Fernandes (PDT) falou sobre a importância do Centro, que chegou a produzir mil litros de leite de soja, 8 mil pães e sopa destinados à diversas instituições públicas, além de pessoas com intolerância à lactose, baixa imunidade e à população carente.

Comissão da Feira de Caruaru

A Câmara de Vereadores de Caruaru terá uma Comissão Especial para tratar assuntos pertinentes à Feira da Sulanca, que será presidida pelo vereador Lula Tôrres (PSDB),  vice-presidida por Cabo Cardoso (PP) e composta por Carlinhos da Ceaca (MDB), Irmão Ronaldo (PROS) e Wagner do Santa Rosa (Republicanos). Os trabalhos devem ser concluídos em 60 dias, prazo que pode ser prorrogado. Em sua fala na tribuna, Lula agradeceu pela formação do grupo e anunciou a primeira reunião para às 9h de quarta-feira (3).

Legislativo caruaruense em Brasília

Os parlamentares utilizaram a tribuna para divulgar suas atividades em Brasília, onde ocorreu a XXII Marcha dos Legislativos Municipais durante a última semana. Perpétua Dantas se encontrou com a senadora Teresa Leitão (PT) e o deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV), com quem tratou sobre a implantação de uma Casa da Mulher Brasileira em Caruaru.

Fagner Fernandes se reuniu com os senadores Teresa Leitão e Humberto Costa (PT) e com a deputada federal Maria Arraes (SD), a quem apresentou os avanços da causa animal na cidade. O parlamentar também participou do 1º Fórum de Vereadores e Vereadoras da Causa Animal, realizado pelo recém-criado Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Em reunião com o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Wolney Queiroz, Fernandes discutiu a capacitação dos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para atender crianças e adolescentes autistas. Wolney disse que o formulário para conceder o benefício será retificado.

O vereador Cabo Cardoso voltou a cobrar a realização de um novo concurso e o chamamento de remanescentes da Polícia Militar. Ele citou casos de violência na cidade, a respeito da morte de um guarda municipal no último final de semana. Val Lima (União) tratou da falta de médicos e da distribuição de água na Vila Rafael, além de pedir providências ao poder público para acolher pessoas em situação de rua na av. Agamenon Magalhães.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.