Parlamentares discutem PL que trata da contratação de bombeiro civil em caruaru

por Comunicação — publicado 23/11/2022 13h52, última modificação 23/11/2022 13h52
Parlamentares discutem PL que trata da contratação de bombeiro civil em caruaru

Foto: Vladimir Barreto

 

A Casa Legislativa discutiu, em audiência pública, proposta pelo parlamentar Mano do Som (União Brasil), na quarta-feira (23), o Projeto de Lei nº 9.215/2022, também de autoria do vereador. O texto da matéria trata da contratação, em âmbito municipal, de bombeiros civis. Entre os benefícios estabelecidos pela Lei está a capacitação dos profissionais e, de acordo com com o texto, o Art. 4º que assegura a manutenção de unidade de combate a incêndio e primeiros socorros, composta por bombeiro civil nos seguintes estabelecimentos: shoppings; hipermercados;  grandes lojas de departamento; campus universitário; empresas de grande porte; estádios de futebol; feiras livres de grande porte e hospitais privados.   

Estiveram presentes compondo a mesa, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), o propositor da audiência, Mano do Som, o delegado do Sindicato dos Bombeiros Civis, Milton Pergentino, o presidente do sindicato, Izaquiel Silva e o coordenador da Defesa Civil em Caruaru, Kleber Alexsander. Na galeria, o vereador Cabo Cardoso (PP) e representantes da categoria. 

Entre as reivindicações da categoria estavam o reconhecimento e melhorias nas condições de trabalho. Eles agradeceram ao Legislativo e ressaltaram a necessidade de atuação desses profissionais em ambientes comuns, de grande circulação de pessoas, visto a prevenção de acidentes e os primeiros socorros que eles podem oferecer. 

O Tenente Marcondes Lopes e o coordenador da Defesa Civil fizeram algumas pontuações ao texto do PL com relação a abrangência e as limitações que podem ser estabelecidas com a aprovação do projeto. O presidente da Casa sugeriu ao propositor, Mano do Som, que fizesse as alterações necessárias antes de enviar o texto às comissões. 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). https://sapl.caruaru.pe.leg.br/