Parlamentares discutem o aumento da criminalidade no município

por Comunicação — publicado 05/11/2021 08h52, última modificação 05/11/2021 08h52
Parlamentares discutem o aumento da criminalidade no município

Foto: Vladimir Barreto


A violência em Caruaru foi um dos principais temas discutidos na sessão plenária da quinta-feira (04). O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) falou sobre o retrocesso na segurança pública do município. De acordo com ele, um dos motivos do aumento da criminalidade é a falta de efetivo e a crise econômica, equipes de segurança estão sendo retiradas da zona rural e sendo realocadas para a zona urbana. Lambreta afirmou que a medida é ineficiente, pois os quatro distritos de Caruaru estão sofrendo com a violência. O parlamentar também falou sobre a insegurança no Monte Bom Jesus, com a recorrência de troca de tiros na localidade. 

Aline Nascimento (Cidadania) falou sobre seu requerimento nº 3907/2021 que solicita a realização de uma audiência pública para discutir a segurança da zona rural. “Precisamos batalhar para buscar mais segurança”. 

Na ocasião, os edis votaram 109 proposituras da ordem do dia, entre elas, três Projetos de Lei do Poder Executivo. O PL nº 9.153/2021 institui o Regime de Previdência Complementar no âmbito do município, o nº 9.154/2021 visa adequar o percentual anual máximo da Taxa de Administração no âmbito do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru - CARUARUPREV e o nº 9.160/2021 prevê a construção de nova sede e modernização das instalações do Poder Legislativo. 

Também foi aprovado o projeto nº 8736/2021 do vereador Fagner Fernandes (PDT). A iniciativa obriga agressores de animais a arcar com os custos do tratamento veterinário e do resgate. Conforme a justificativa da propositura, “denúncias de maus-tratos contra animais são cada vez mais comuns nas redes sociais e em razão disso, pessoas e organizações ligadas à causa animal tem solicitado punições duras contra esses agressores”.

Ainda na sessão, Galego de Lajes (MDB) disse que recebeu várias queixas da população com relação às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona rural. Entre os problemas relatados pelos moradores das localidades estão: a falta de médicos, dentistas e enfermeiros.

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).