Parlamentares destacam piso salarial da enfermagem e participação feminina na política

por Equipe Comunicação — publicado 15/02/2023 09h59, última modificação 15/02/2023 09h59

Foto: Vladimir Barreto

Durante a última sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Caruaru, ocorrida na terça-feira (14), os parlamentares falaram sobre os desafios enfrentados pelas mulheres na política, reiteraram apoio pela luta da enfermagem pelo piso salarial e cobraram mais ações em prol da infraestrutura.

Abrindo as falas na tribuna, o vereador Nelson Diniz (Cidadania) destacou que irá encaminhar uma indicação ao Governo do Estado pedindo o pagamento do piso salarial para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras, conforme a Proposta de Emenda Constitucional 42/2022. Nelson e o presidente da Casa Bruno Lambreta (PSDB) pediram para que todos os parlamentares subscrevessem a indicação, que foi parabenizada pela vereadora Perpétua Dantas (PSDB).

Direitos e participação da mulher

A vereadora Perpétua Dantas denunciou a violência política sofrida pelas mulheres. “Todos nós temos nossa história, mas como nós somos vítimas da violência política, da misoginia, do machismo. Nós já somos uma subrepresentação, então respeitem o nosso direito de estar na política. Não podemos admitir, seja de quem for, o espaço do silêncio”, queixou-se.

As vereadoras Aline Nascimento (Cidadania), Kátia da Rendeiras (Republicanos) e Mery da Saúde (PSD) apoiaram a fala de Perpétua. Na tribuna, Aline afirmou: “É um espaço de luta e resistência diariamente. Nós avançamos bastante com quatro mulheres na legislatura, mas para alguns precisamos provar constantemente que merecemos estar aqui”. Nelson Diniz e Cabo Cardoso (PP) também prestaram respeito às vereadoras. Bruno Lambreta lamentou a situação, citando mulheres importantes na história política de Caruaru, como a Professora Sinhazinha, primeira vereadora eleita na cidade em 1935.

Perpétua e Aline também destacaram a nomeação de Luana Marabuco como secretária de Políticas para Mulheres. Aline ressaltou que a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) encaminhou um ofício convidando a nova secretária para comparecer à Casa e divulgar a programação de projetos da pasta para 2023.

Causa Animal

O parlamentar Fagner Fernandes (PDT) declarou na tribuna que assumirá a presidência da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais (CPDDA). “Eu quero, à frente da comissão, dialogar com advogados, veterinários, biólogos, para que possamos trazer debates importantes”, falou, discorrendo sobre os avanços na luta pela proteção dos animais na cidade citando a questão da reprodução e castração dos animais de rua. “A AME tem que servir a todos. A comissão e esta Casa estarão fiscalizando”.

Infraestrutura

As obras de infraestrutura no bairro Nina Liberato voltaram à pauta na Sessão. Perpétua Dantas disse que foi informada que os serviços de iluminação e as obras dos acessos estão acontecendo. No entanto, Filipe José (PTB) complementou a fala da vereadora, dizendo que, devido ao material utilizado, as estradas correm risco de inacessibilidade no período de chuvas. Mery da Saúde denunciou a mesma situação no Sítio Araçá. O presidente Bruno Lambreta reiterou o convite ao secretário de Desenvolvimento Rural para comparecer ao Plenário da Casa.

Cultura

O vereador Irmão Ronaldo (PROS) utilizou a tribuna para reiterar os seus pedidos por um Polo Gospel no São João de Caruaru, bem como a realização da Marcha para Jesus na cidade. “Creio que, esse ano, o prefeito Rodrigo Pinheiro terá sensibilidade para o tema”, afirmou.

Segurança Pública

Em sua fala, Cabo Cardoso destacou iniciativas para a segurança pública de Caruaru. Entre elas, está a Indicação n. 31/2023, que solicita uma aeronave e a construção de um hangar à secretaria de Defesa Social de Pernambuco, visando operações de combate ao crime e salvamentos na região. Além disso, o vereador chamou atenção para a necessidade de um Departamento de Polícia da Criança e Adolescente (DPCA) e uma Central de Atendimento 190 para a cidade.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/