Parlamentares defendem reparação histórica à comunidade negra

por Fernanda Kemilly Silva Lira publicado 21/11/2023 22h29, última modificação 21/11/2023 22h29
Parlamentares defendem reparação histórica à comunidade negra

Vladimir Barreto

Consciência negra e participação feminina na política, entre outras questões, foram destaques na sessão ordinária desta terça-feira (21), na Câmara Municipal de Caruaru. Ações da Casa e do povo em prol dos direitos da população negra foram comentadas pelos vereadores.

Direitos negros

O dia 20 de novembro, data nacional que contempla a consciência negra, foi pautado entre os parlamentares. Bruno Lambreta (PSDB) destacou um requerimento seu para que a referida data se torne feriado municipal, como também uma indicação ao governo do estado, a fim da criação do feriado estadual. Lula Tôrres (PSDB) usou a tribuna para falar da dívida histórica que o país tem com os negros, pelos anos de exploração, e mencionou o projeto de lei que visa ampliar as cotas raciais em concursos públicos e outras seleções. O desfile de moda afro, que acontecerá na Casa, foi comentado por Perpétua Dantas (PV).

Mulheres na política

“Ninguém deve ser perseguido por ter pensamento autônomo”, ressaltou Perpétua Dantas. A vereadora fez críticas às tentativas de silenciamento e perseguição que mulheres sofrem na política em todo o país e frisou a importância de que minorias possam ocupar espaços de poder.

Mauricio Caruaru (PODE) se opôs à possibilidade que vem sendo avaliada pelo governo estadual de privatizar a Compesa. O parlamentar salientou que bens estatais devem ser preservados e sugeriu que a administração seja melhorada, mas não privatizada. Bruno Lambreta demonstrou seu compromisso com a limpeza de áreas verdes e públicas da cidade, através de um requerimento que provoca o Poder Executivo e a Secretaria de Serviços Públicos, a fim de obter equipamentos mecanizados e eficazes para a manutenção desses espaços.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.