Parlamentares de Caruaru repudiam fala de deputado na Alepe

por LaisGuedes — publicado 19/09/2023 22h33, última modificação 19/09/2023 22h33
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos
Parlamentares de Caruaru repudiam fala de deputado na Alepe

Foto: Vladimir Barreto

Nesta terça (19), durante a sessão ordinária do Poder Legislativo de Caruaru, o vereador Galego de Lajes (MDB) lamentou a fala “irresponsável” do deputado estadual Abimael Santos (PL). De acordo com Galego, o deputado declarou que a água destinada para Toritama estaria sendo desviada para o abastecimento do 2º Distrito de Caruaru, a mando de um vereador da cidade que não foi citado. Galego destacou que a região, que inclui as comunidades de Lajes, Rafael, Juá, entre outras, sofre com a falta de água e que o tema foi tratado por ele em uma indicação ao Governo do Estado, na qual solicitou o abastecimento da região a partir da barragem Tabocas.

Os parlamentares também repudiaram a fala do deputado, cobrando respeito ao Poder Legislativo. O presidente Bruno Lambreta (PSDB) lembrou a importância econômica e política de Caruaru e as responsabilidades de um parlamentar. Anderson Correia (PP) também pediu mais respeito à Casa e aos vereadores; já Fagner Fernandes (PDT) apoiou os colegas e sugeriu uma nota de repúdio da Casa contra a fala de Abimael.

O abastecimento hídrico também foi tema do vereador Nelson Diniz (CIDA), que parabenizou a governadora Raquel Lyra por ouvir as demandas da população pernambucana. Diniz destacou a indicação que realizou em prol do abastecimento dos quatro distritos e informou que, de acordo com a Compesa, Caruaru não enfrentará mais racionamento de água.

Entre seus destaques, a vereadora Perpétua Dantas (PV) denunciou a situação do bairro Nina Liberato, que, segundo ela, está se tornando um “bairro fantasma” devido ao abandono e falta de serviços básicos de limpeza e segurança. Em um aparte, Bruno Lambreta ressaltou que o poder público tem responsabilidade de acompanhar a situação.

Já o vereador Cabo Cardoso (PP) comemorou o calçamento das ruas José Francisco e Sargento Laércio Araújo de Melo, no bairro Salgado, além de anunciar o calçamento da rua Joaquim Manoel de Macedo, no mesmo bairro. Leonardo Chaves (PSDB) destacou a dificuldade nas solicitações para trocas de lâmpadas e cobrou eficiência do serviço prestado à população.

Na tribuna, Fagner Fernandes (PDT) comentou que o Poder Executivo está utilizando a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios como justificativa para realizar demissões e não fazer a manutenção de ruas. O vereador apresentou dados do Tesouro Nacional que demonstram que as verbas não caíram, em comparação com o último ano, além de lembrar que o presidente Lula declarou que vai repor os recursos futuros.

Anderson Correia (PP) voltou a comentar sobre o projeto de credenciamento do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (Icia) ao SUS, que fornecerá 10 leitos de UTI Pediátrica para atendimento na região. Além disso, o vereador cobrou mais políticas públicas para garantir a castração de animais na cidade. Nesta tarde, dois projetos de lei de autoria do parlamentar foram aprovados: a campanha Setembro Dourado, de prevenção ao câncer infanto-juvenil (PL nº 9576/2023) e a campanha de de saúde sobre a esporotricose (PL nº 9602/2023).

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira  também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.