Parlamentares de Caruaru debatem políticas afirmativas, saúde e segurança

por LaisGuedes — publicado 09/05/2023 20h58, última modificação 09/05/2023 20h58
Colaboradores: Revisão: Risoni Santos
Parlamentares de Caruaru debatem políticas afirmativas, saúde e segurança

Foto: Vladimir Barreto

Na sessão ordinária desta terça-feira (9), o Poder Legislativo de Caruaru realizou a votação de 7 projetos de lei, entre eles, a propositura que visa reservar 8% das vagas em concursos públicos municipais para a população negra. O PL nº 9445/2023, de autoria dos vereadores Carlinhos da Ceaca (MDB) e Perpétua Dantas (PV), foi aprovado por maioria simples e seguirá para votação em 2ª discussão.

Na abordagem do projeto, Perpétua Dantas citou a importância de políticas afirmativas para diminuir a desigualdade racial. Mauricio Caruaru (Podemos) votou contra o PL, afirmando que negros e brancos possuem a mesma capacidade intelectual. A vereadora defendeu a iniciativa, declarando que, mesmo sendo maioria da população brasileira, negros e pardos têm mais dificuldade de ter acesso às mesmas oportunidades.

A Câmara também aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 139/2023, de autoria do Executivo, que cria 160 vagas de apoio escolar e 50 vagas de monitor de transporte escolar e o PL nº 9496/2023, de Jorge Quintino (SD), que reconhece o Núcleo de Apoio à Vida de Caruaru - NAVIC como utilidade pública. As matérias ainda passarão pela 2ª discussão. Os demais PLs tratam de nomeações de ruas e foram aprovados em discussão única.

Saúde

Fagner Fernandes (PDT) chamou atenção para o aumento de casos de bronquiolite em crianças de todo o estado, causando a lotação de hospitais e filas nas UTIs. O vereador fez um ofício solicitando à Secretaria de Saúde informações sobre o quadro em Caruaru.

Anderson Correia (PP) tratou do surto de esporotricose na cidade, uma zoonose que atinge gatos e é transmissível para humanos. O parlamentar afirmou que Caruaru carece de ações mais efetivas para combater a doença, que está atingindo moradores humanos e não-humanos de todos os bairros.

Economia

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), alertou para o risco que o Sistema Fecomércio sofre com a aprovação do Projeto de Lei de Conversão nº 9/2023, que visa destinar 5% dos recursos do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). O vereador falou sobre as contribuições do Sistema S para diversas cidades, que seriam ameaçadas com a retirada das verbas.

Aline Nascimento (Cidadania) destacou a implantação da Agência do Empreendedorismo em Caruaru, iniciativa do Governo do Estado que busca fomentar empreendedores através de capacitações, financiamentos, entre outras ações.

Segurança

O vereador Cabo Cardoso (PP) destacou o requerimento onde solicita a criação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em âmbito municipal. A proposta do programa é levar membros da Guarda Municipal para as salas de aula, trabalhando com crianças e adolescentes sobre a prevenção do uso de drogas e outras temáticas.

Izaac da Saúde (Cidadania) utilizou a tribuna para solicitar ao Governo Estadual o chamamento dos aprovados no último concurso da Polícia Militar e a realização de um novo concurso, citando a falta de efetivo nas ruas.

O vereador Galego de Lajes (MDB) agradeceu à Prefeitura de Caruaru pela realização do São João na Roça e declarou que vai solicitar a expansão da festividade para outras comunidades, como Jacaré Grande e Riacho Doce. Em seu discurso, Nelson Diniz (Cidadania) também agradeceu pela realização de serviços de aração de terra na zona rural.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.