Parlamentares comemoraram entrega do novo Complexo Olímpico de Caruaru

por Fernanda Lira — publicado 30/04/2024 22h25, última modificação 30/04/2024 22h25
Colaboradores: Risoni Santos
Parlamentares comemoraram entrega do novo Complexo Olímpico de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

O Poder Legislativo de Caruaru debateu esporte, cultura, abastecimento de água e outras questões, nesta terça-feira (30), na Câmara Municipal. Na ocasião, uma Sessão Extraordinária foi convocada para deliberação de Projetos de Lei do Poder Executivo.

Cinco PLs do Executivo foram votados pelos vereadores, em duas discussões, entre eles o PL nº 9892 que autoriza a doação de terreno urbano não loteado, localizado no bairro Cidade Alta, para a Central de Abastecimento de Caruaru - CEACA.

Esporte

Na sessão, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), falou sobre os acontecimentos da última semana no município, entre eles a entrega do Complexo Olímpico ao Colégio Municipal Álvaro Lins, inaugurado na última quinta-feira (25), que foi uma propositura do parlamentar no ano de 2021. Lambreta destacou a referência nacional que o local simboliza pela estrutura de “grande magnitude”.

O Professor Jorge Quintino (PODE) afirmou que entre as ações realizadas, neste mês de abril, a favor dos direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) está o diálogo com o poder público municipal para que o recém-inaugurado Complexo Olímpico seja inclusivo. O vereador defendeu que deve existir “espaço específico para atuação do esporte para crianças autistas”.

O vereador Val Lima (PSDB) também se pronunciou a respeito do novo equipamento público, comemorando a conquista, e relembrou que, anos atrás, em uma outra gestão, o espaço quase foi vendido.

Cultura

A vereadora Perpétua Dantas (Avante) relembrou na tribuna que ontem (29/4) foi o Dia Municipal do Profissional da Dança e destacou que a Semana Municipal que irá celebrar a data será iniciada na próxima quinta-feira (2) com apresentações realizadas no Espaço Cultural Tancredo Neves, a partir das 19h.

Abastecimento de Água

Nelson Diniz (PSDB) usou a tribuna para falar sobre o abastecimento de água na cidade e destacou, entre outras questões, sua expectativa para que, com o recebimento da água vinda do rio São Francisco, “daqui para dezembro, Caruaru não terá mais racionamento”.

O vereador Maurício Caruaru (PODE) falou sobre problemas de saneamento relatados pelos moradores do bairro São José e cobrou medidas cabíveis por parte da Compesa. Além disso, o parlamentar defendeu que o processo de tratamento da água é lento, o que ocasiona o racionamento excessivo em alguns bairros.

Anderson Correia (PP) relembrou que a Casa fará uma audiência pública para discutir os problemas ligados ao abastecimento.

Zona Rural

O parlamentar Filipe José (PODE) retomou a pauta da infraestrutura rural, cobrando da Secretaria de Desenvolvimento Rural melhor qualidade nos materiais aplicados para os serviços nas estradas. Galego de Lajes (PSDB) complementou a fala de Filipe, criticando a atual gestão da secretaria.

Outras pautas foram contempladas na Sessão Ordinária. O vereador Carlinhos da Ceaca (PODE) destacou na tribuna sua entrada no partido Podemos como liderança local.

Acompanhe as atividades da Casa pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. A próxima sessão ordinária será na quinta-feira (2). Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.